Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorManea, Gilberto Caetano-
dc.date.accessioned2019-02-05T21:53:31Z-
dc.date.available2019-02-05T21:53:31Z-
dc.date.issued2018-07-27-
dc.identifier.citationMANEA, Gilberto Caetano. Imagens do êxtase : relações sociotécnicas entre o audiovisual e os esportes de ação e aventura na natureza. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10406-
dc.description.abstractThis dissertation presents as a piece of epistemological inquiry the modes of film narrative enunciation of the audiovisual production of sports considered "radical". The research deals specifically with the ecstatic figurations as a translation of the relations between technical images and modes of agency and operation of audiovisual language in the practice of alternative sports that defy the forces of nature. This study is performed according to the essayistic method of thought images found doubly in Walter Benjamin (denkbilder) and Gilles Deleuze, experienced as an exercise in creative critical film writing on the issues of film narrative enunciation (representations of body movement) of action sports, in parallel lines of reflection (symmetrical anthropology) from the beginnings of the invention of the cinema and the contemporary video sphere.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCrítica de cinemapor
dc.subjectInterpretação em cinemapor
dc.subjectEsportes no cinemapor
dc.subjectÊxtasepor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectImagens técnicaspor
dc.subjectEsportes radicaispor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectÉkstasiseng
dc.subjectTechnical imageseng
dc.subjectExtreme sportseng
dc.titleImagens do êxtase : relações sociotécnicas entre o audiovisual e os esportes de ação e aventura na naturezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Renato Isidoro da-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta como peça de indagação epistemológica os modos de enunciação narrativa fílmica da produção audiovisual de esportes considerados “radicais”. A investigação versa, especificamente, sobre as figurações do êxtase enquanto tradução das relações entre as imagens técnicas e os modos de agenciamento e operação da linguagem audiovisual na prática de esportes alternativos que desafiam as forças da natureza. Este estudo se efetua segundo o método ensaístico das imagens de pensamento encontradas duplamente em Walter Benjamin (denkbilder) e em Gilles Deleuze, experimentadas como um exercício de escrita criativa crítica de cinema a propósito das questões de enunciação narrativa fílmica (representações do movimento corporal) dos esportes de ação, em linhas paralelas de reflexão (antropologia simétrica) dos primórdios da invenção do cinema e da videoesfera contemporânea.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GILBERTO_CAETANO_MANEA.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.