Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Correia, Ingrid Kelly de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-11T19:48:39Z | - |
dc.date.available | 2019-02-11T19:48:39Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10456 | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Letramento social e cidadania : práticas de leitura para o 6º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Letramento social | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Caderno pedagógico | por |
dc.title | Letramento social e cidadania : práticas de leitura para o 6º ano do ensino fundamental (Caderno pedagógico) | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza | - |
dc.description.resumo | Caros Professores, Este caderno pedagógico foi especialmente elaborado para você, a fim de que, a partir dele, você possa inserir no cotidiano de sala de aula a discussão de temáticas voltadas para práticas sociais que envolvam relações de convivência, tolerância e respeito aos direitos humanos, por meio da leitura e da compreensão de textos que fomentarão a discussão sobre as práticas cidadãs10 da contemporaneidade. O trabalho com textos que condigam com a realidade dos estudantes traz a oportunidade de a escola desenvolver não só as habilidades de leitura e escrita, mas também a forma de o aluno interagir com o mundo, fomentando o letramento social e evidenciando o contexto social dentro de um quadro de ensino e aprendizagem. Com este Caderno Pedagógico, objetivamos propor um material a partir do qual as habilidades de leitura e escrita também sejam aprimoradas, tendo em vista que a ideologia, a história e o inconsciente são elementos essenciais para uma leitura como prática social e são realizados no texto por meio da língua. Dessa forma, os discursos ecoados nos textos poderão ser percebidos pelos estudantes durante a leitura e refletidos durante a escrita. Este material é resultado de trabalho final apresentado como requisito para conclusão do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Federal de Sergipe. Esperamos verdadeiramente que ele possa contribuir para a reflexão e elaboração de novas práticas pedagógicas para o ensino de língua portuguesa na escola básica nacional, bem como demonstrar que é possível vincular o ensino do português a temáticas que são bastante caras para a sociedade brasileira, tais quais a dignidade humana, o respeito e a tolerância, a igualdade e a valorização das diferenças e das diversidades. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INGRID_KELLY_OLIVEIRA_CORREIA-Caderno_Pedagogico.pdf | 989,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.