Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Marcos André de-
dc.date.accessioned2019-02-11T22:01:34Z-
dc.date.available2019-02-11T22:01:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10463-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofLeitor-detetive : jogo digital para leitura de artigo de opiniãopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectArtigo de opiniãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectJogo digitalpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectJogo pedagógicopor
dc.titleLeitor-detetive : jogo digital para leitura de artigo de opinião (Jogo pedagógico)pt_BR
dc.typeObjeto de Aprendizadopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Denise Porto-
dc.description.resumoAs práticas sociais contemporâneas estão repletas de desafios e a todo momento as pessoas são convidadas a desvendar os mistérios existentes ao seu redor. Nesse exercício de cidadania, saem vitoriosos aqueles que conseguirem em menor tempo desempenhar um bom papel de leitor-detetive e dominarem as diversas ferramentas necessárias, inclusive aquelas típicas das demandas do mundo digital, para solucionar as missões de toda ordem. Desta forma, os profissionais da educação, sobretudo os que assumiram a responsabilidade do trabalho cuidadoso com a Língua Portuguesa, devem utilizar os conhecimentos adquiridos em sua formação acadêmica para despertarem seus alunos o potencial de bons leitores-detetives que eles têm. “Leitor-Detetive: jogo digital para leitura de artigo de opinião” foi concebido com o propósito de melhorar a proficiência de leitura dos participantes do jogo e aproximar o jogador ao gênero artigo de opinião, texto que utiliza muitos recursos argumentativos, elementos importantes para a postura proativa e responsável dos cidadãos na construção de uma sociedade harmonizada, onde coexistem mais de um ponto de vista sobre determinados temas. As lições de Huizinga (2014) sobre as características formais do jogo e as reflexões de Roiphe (2017) sobre como elaborá-lo foram inspirações para a construção deste O.A. e neste a linguagem, o texto e o gênero foram utilizados como fontes de um universo interacional, visão defendida por Kleiman (1993), Koch; Elias (2016) e Marcuschi (2017), onde o diálogo entre leitor e texto permite estabelecer uma leitura interpretativa e crítica – Leffa (1999) e Silva (1998) -, capaz de identificar o direcionamento de determinados discursos e de escolhas lexicais. Antes da aplicação final com os alunos, o jogo foi testado? Elementar, meus caros colegas! Leitor-Detetive foi inicialmente testado com alguns professores e alunos. Eles deram significativas sugestões, indicando pontos merecedores de ajustes e formas de torná-lo ainda mais atrativo para docentes e discentes. Desta forma, todos os professores e professoras sintam-se convidados a conhecerem Leitor-Detetive. Usem suas lupas de conhecimento, cautela e atenção (requisitos de um bom leitor-detetive). Entrem nesta missão e investiguem os mistérios de um artigo de opinião.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS_ANDRE_SOUZA-Jogo_Leitor_Detetive.jar23,78 MBUnknownVisualizar/Abrir
MARCOS_ANDRE_SOUZA-Tutorial_Jogo_Leitor_Detetive.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.