Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10475
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Schmitz, Heike | - |
dc.contributor.author | Almeida, Themyres Gabriele Santos | - |
dc.contributor.author | Souza, Beatriz Noia | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T17:48:11Z | - |
dc.date.available | 2019-02-13T17:48:11Z | - |
dc.date.issued | 2017-05 | - |
dc.identifier.citation | SCHMITZ, H.; ALMEIDA, T. G. S.; SOUZA, B. N. O uso da avaliação formativa : uma revisão quantitativa da produção científica brasileira (2010-2015). In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 10.; FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 11., 2017, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: UNIT, 2017. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/4567. Acesso em: 13 fev. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-0663 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10475 | - |
dc.description.abstract | The topic of this article is the formative evalution with focus on the feedback given by and for the student. Recent Brazilian scientific publications (2010-2015) have been analyzed quantitatively in order to investigate their findings on possible techniques and instruments as feedback tools for the teaching-learning process. A number of 38 empirical scientific studies have been analyzed: 36,3% of these studies explicitly discuss a specific evaluation technique or instrument; 26,3 % indicated forms of evaluation which allow the student’s autonomous participation in the evaluation process; 26,3% focus on the student’s role in this process, and 63,1 % focus on the role of the teacher. The analyzed researches were predominantly case studies of qualitative character. The knowledge acquired through case studies is valid, but it does not paint a broad picture of the Brazilian educational system which could allow to deduce considerations in respect to the teacher's training. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor da Universidade Tiradentes (GPGFOP/Unit/CNPq) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | X Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) / XI Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie) | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | por |
dc.subject | Avaliação formativa | por |
dc.subject | Feedback | por |
dc.subject | Educational evaluation | eng |
dc.subject | Formative evaluation | eng |
dc.title | O uso da avaliação formativa : uma revisão quantitativa da produção científica brasileira (2010-2015) | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objeto desse artigo é a avaliação formativa com foco no feedback do e para o aluno. Por meio de um levantamento sistemático de produções científicas brasileiras (2010-2015) objetivou-se analisar quantitativamente, se o uso de técnicas e instrumentos da avaliação apresenta-se como feedback no processo de ensino-aprendizagem. Foram analisadas 38 pesquisas empíricas. Delas 36,8% tratam de forma aprofundada de instrumentos e/ou técnicas de avaliação, 26,3% apontaram técnicas e instrumentos de avaliação que permitem a participação do aluno como sujeito autônomo na avaliação, 26,3% abordam o papel do aluno na avaliação formativa e 63,1% o do professor. As pesquisas são predominantemente de natureza qualitativa, realizadas por meio de um estudo de caso. O conhecimento adquirido por meio de estudos de casos é valido, mas não permite desenhar um panorama educacional brasileiro para deduzir considerações a respeito a formação do professor. | pt_BR |
dc.description.local | Aracaju | pt_BR |
Appears in Collections: | DED - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AvaliacaoFormativaProducaoCientifica.pdf | 449,14 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.