Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSchmitz, Heike-
dc.contributor.authorAlmeida, Themyres Gabriele Santos-
dc.contributor.authorSouza, Beatriz Noia-
dc.date.accessioned2019-02-13T17:48:11Z-
dc.date.available2019-02-13T17:48:11Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationSCHMITZ, H.; ALMEIDA, T. G. S.; SOUZA, B. N. O uso da avaliação formativa : uma revisão quantitativa da produção científica brasileira (2010-2015). In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 10.; FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 11., 2017, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: UNIT, 2017. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/4567. Acesso em: 13 fev. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2179-0663-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10475-
dc.description.abstractThe topic of this article is the formative evalution with focus on the feedback given by and for the student. Recent Brazilian scientific publications (2010-2015) have been analyzed quantitatively in order to investigate their findings on possible techniques and instruments as feedback tools for the teaching-learning process. A number of 38 empirical scientific studies have been analyzed: 36,3% of these studies explicitly discuss a specific evaluation technique or instrument; 26,3 % indicated forms of evaluation which allow the student’s autonomous participation in the evaluation process; 26,3% focus on the student’s role in this process, and 63,1 % focus on the role of the teacher. The analyzed researches were predominantly case studies of qualitative character. The knowledge acquired through case studies is valid, but it does not paint a broad picture of the Brazilian educational system which could allow to deduce considerations in respect to the teacher's training.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor da Universidade Tiradentes (GPGFOP/Unit/CNPq)pt_BR
dc.relation.ispartofX Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) / XI Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional (Fopie)pt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectFeedbackpor
dc.subjectEducational evaluationeng
dc.subjectFormative evaluationeng
dc.titleO uso da avaliação formativa : uma revisão quantitativa da produção científica brasileira (2010-2015)pt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO objeto desse artigo é a avaliação formativa com foco no feedback do e para o aluno. Por meio de um levantamento sistemático de produções científicas brasileiras (2010-2015) objetivou-se analisar quantitativamente, se o uso de técnicas e instrumentos da avaliação apresenta-se como feedback no processo de ensino-aprendizagem. Foram analisadas 38 pesquisas empíricas. Delas 36,8% tratam de forma aprofundada de instrumentos e/ou técnicas de avaliação, 26,3% apontaram técnicas e instrumentos de avaliação que permitem a participação do aluno como sujeito autônomo na avaliação, 26,3% abordam o papel do aluno na avaliação formativa e 63,1% o do professor. As pesquisas são predominantemente de natureza qualitativa, realizadas por meio de um estudo de caso. O conhecimento adquirido por meio de estudos de casos é valido, mas não permite desenhar um panorama educacional brasileiro para deduzir considerações a respeito a formação do professor.pt_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Appears in Collections:DED - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoFormativaProducaoCientifica.pdf449,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.