Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10490
Document Type: Monografia
Title: A evolução institucional do Instituto Federal de Sergipe : uma análise de sua trajetória e as perspectivas de desenvolvimento
Authors: Anjos, Thaíse Conceição dos
Issue Date: 26-Mar-2018
Advisor: Queiroz, Napoleão dos Santos
Co-advisor: Lins, Maria Teresa Gomes
Resumo : Este estudo tem como objetivo analisar o processo evolutivo do Instituto Federal de Sergipe, a partir da percepção dos gestores e servidores. A Rede Federal é uma importante estrutura que busca a construção de novos sujeitos, aptos a serem inseridos no mercado de trabalho, capazes de superar a desigualdade intelectual sob a ótica de novas possibilidades abertas a humanidade. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são a composição daquilo que de melhor a Rede Federal constituiu ao logo da sua história e das políticas de educação profissional e tecnológica do Governo Federal. Essas redes caracterizam-se por sua inovação, apresentam uma escola contemporânea do futuro, comprometida com uma sociedade democrata e justa (PACHECO, P. 13, 2011). Ao longo dos últimos anos, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vêm sofrendo grandes mudanças em sua estrutura político-pedagógica, deixando de oferecer apenas cursos técnicos e passando a oferecer também cursos de nível superior. Diante dessas mudanças, surgiu a necessidade de saber o que essas mudanças trouxeram de bom às instituições. Quais são os seus pontos positivos e negativos e o que os gestores e servidores que para acompanharam essas mudanças têm a dizer. Diante dessa problemática, a proposta objetiva analisar o processo evolutivo da Instituição Federal de Sergipe e mostrar, através de pesquisas, se a autonomia dada pelo governo para implantar cursos em todos os níveis da educação profissional e tecnológica trouxe melhorias na qualidade de ensino ou se essa mudança tem feito as instituições perderem sua identidade ao abraçar esse novo modelo político-pedagógico de ensino. Esse trabalho pretende apresentar os pontos positivos e negativos do processo de desenvolvimento institucional com a evolução histórica do Instituto Federal de Sergipe e identificar a problemática acerca das mudanças ocorridas no estatuto, missão e objetivos do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, durante todo processo evolutivo. Por isso, fundamenta-se a importância do presente trabalho em avaliar as mudanças, o desempenho e o crescimento do Instituto Federal de Sergipe. Nossa pesquisa é baseada em uma metodologia de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo descritivo, a coleta de dados foi realizada por meio das entrevistas e questionários aplicados, da consulta aos documentos e ao site da instituição e de registros fotográficos. O estudo identificará se essas mudanças estão sendo benéficas ou se estão fazendo com que as escolas percam sua identidade inicial, que é oferecer cursos técnicos profissionalizantes. Irá mostrar também a opinião dos gestores e servidores a respeito das mudanças na instituição. Os resultados obtidos no estudo demonstram que a evolução do IFS-SE, apesar de causar um estranhamento inicial, foi muito bem recebida e aceita, não foi entendida como uma manobra ruim. Ao contrário, os gestores e servidores sugerem que, além deles, os próprios alunos e a população em geral reconhecem os benefícios de tal evolução
Abstract: The Federal Education Network is an important structure that aims to construct new citizens, seeks to insert them in the job market and anable them to overcome an intellectual inequality under of a view of new possibilities open to humanity. The Federal Institutes of Education, Science and Technology are the ones that are closest to a Federal Network and constitute the logo of its history and the Federal Government's professional and technological education policies. These networks are characterized by their innovation, they present a contemporary school of the future, committed to a democratic and just society (PACHECO, P. 13, 2011). Over the last few years, the Federal Institutes of Education, Science and Technology have faced great changes in their political-pedagogical structure, stopping to offer only technical courses and offering higher-level courses. From this, the need arises to know what such changes have brought to the institutions, what are their positive and negative points and what the managers and servants who have followed these changes have to say. Given this problem, our proposal aims to analyze the evolutionary process of the Federal Institution of Higher Education and to show, through this research, whether the autonomy given by the government to implement courses at all levels of professional and technological education brought improvements in the quality of education or if this change has made institutions lose their identity by embracing this new political-pedagogical model of teaching. This paper intends to present the positive and negative aspects of the institutional development process with the historical evolution of the Federal Institute of Sergipe and to identify the problematic about the changes that occurred in the status, mission and objectives of the Federal Institute of Sergipe - Aracaju Campus, throughout the evolutionary process. The study will help to identify if these changes are beneficial or are causing schools to lose their initial identity, to offer vocational technical courses. It will also show the opinion of the managers and servers regarding the changes in the institution
Keywords: Administração
Ensino de adminstração
Instituto Federal de Sergipe
IFS
Evolução institucional
Teoria institucional
Ensino superior
Hélice Tríplice
Universidades
Federal Institute of Sergipe
Institutional evolution
Institutional theory
Ensino tecnológico
Triple propeller
Technology-based university
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citation: Anjos, Thaíse Conceição dos. A evolução institucional do Instituto Federal de Sergipe : uma análise de sua trajetória e as perspectivas de desenvolvimento. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10490
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thaise_Conceicao_Anjos.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.