Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10492
Document Type: Monografia
Title: Plano de Negócios para uma micro empresa distribuidora de gás GLP
Authors: Santos, Steffane Bizerra
Issue Date: 13-Mar-2018
Advisor: Farias, Eduardo Alberto da Silva
Resumo : O Plano de Negócios (business plan) é um documento essencial para empreendedores que estão iniciando sua empresa e desejam ter um conhecimento mais amplo de seu negócio. O objetivo deste trabalho foi elaborar um Plano de Negócios de uma empresa revendedora de gás liquefeito de petróleo (GLP), que está localizada na cidade de Nossa Senhora do Socorro em Sergipe, identificando como esse plano pode contribuir para que a empresa possa reduzir seus riscos de insucesso em sua gestão. Na abordagem do trabalho, observam-se o uso de dados tanto qualitativos, resultados de pesquisas de concorrentes, fornecedores, informações do ramo da empresa; quanto quantitativos, devido ao levantamento de dados estatísticos, organizações de tabelas, elaboração de balanço patrimonial, demonstrações de resultados, fluxo de caixa, cálculo do ponto de equilíbrio, taxa interna de retorno, entre outras informações do plano financeiro que integra o Plano de Negócios. O conhecimento do perfil do consumidor potencial da empresa foi possível após pesquisas com amostragem de cinquenta consumidores do produto por meio da aplicação de questionários com perguntas fechadas. Entrevistas aos concorrentes, fornecedores e representantes, também foi um método de coleta dados aplicado à pesquisa. Os resultados mostram, por meio dos estudos de todas as etapas de constituição deste documento, as seguintes análises: a análise de viabilidade econômico-financeira, a qual revela que o negócio é viável; a elaboração do planejamento estratégico, os estudos dos ambientes perante os quais a empresa está inserida e as pesquisas de mercado junto aos consumidores. Portanto, por meio deste estudo, foi possível desenvolver uma ferramenta para auxiliar ampliar a visão dos empreendedores para a tomada de melhores decisões no negócio, e dessa forma, a reduzir os riscos de fracasso da gestão da empresa por meio da adoção de medidas estratégicas para se manter competitiva no mercado.
Abstract: The Business Plan is an essential document for entrepreneurs that are starting their business and want to have a broader knowledge of their business. The objective of this work was to elaborate a Business Plan for a Liquefied Petroleum Gas Resale Company (LPG), from Our Lady of Socorro city in Sergipe, identifying how this plan can contribute so that the company can reduce it is risks of failure in its management. In the work approach, we observe the use of both qualitative data, research results of competitors, suppliers, information of the branch of the company; as well as quantitative data, due to the collection of statistical data, organization of tables, preparation of the balance sheet, statements of results, cash flow, break-even calculation, internal rate of return, among other information of the financial plan that integrates the Business Plan. The knowledge of the profile of the potential consumer of the company was possible after researches with sampling of fifty consumers of the product through the application of questionnaires with closed questions. Interviews with competitors, suppliers and representatives, was also a method of collecting data applied to the research. The results show, through the studies of all stages of constitution of this document, the following analyzes: the economic-financial feasibility analysis, which reveals that the business is viable; the preparation of the strategic planning, the studies of the environments before which the company is inserted and the market research with consumers. Therefore, through this study, it was possible to develop a tool to help expand entrepreneurs' vision for making better decisions in the business, and thereby reduce the risks of failure of the company's management through the adoption of strategic measures for to remain competitive in the market.
Keywords: Administração
Ensino de adminstração
Plano de Negócios
Gestão de empresa
Planejamento financeiro
Micro e pequenas empresas
Gás GLP
Structure of a Business Plan
Company's management
Financial planning
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citation: Santos, Steffane Bizerra. Plano de Negócios para uma micro empresa distribuidora de gás GLP. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10492
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Steffane_Bizerra_Santos.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.