Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Hunaldo Barreto-
dc.date.accessioned2019-02-15T13:12:26Z-
dc.date.available2019-02-15T13:12:26Z-
dc.date.issued2018-03-09-
dc.identifier.citationBrito, Hunaldo Barreto. Qualidade no atendimento : uma análise da percepção dos clientes de uma mercearia no bairro São Conrado, no município de Aracaju. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10495-
dc.description.abstractThe objective of this study was to suggest a search carried out in a grocery store located in the São Conrado neighborhood, in the Aracaju city, in which sought to identify the perception con-sumers had about the care provided by the employees and whether the facilities physical char-acteristics offered by the organization were adequate to provide the service. In methodological aspects, this study was based on qualitative research with a descriptive approach. For the data collection, 100 questionnaires were used, distributed among the clients than visited the estab-lishment during the research, which had a subjective question to the suggestion of points of improvement perceived by the consumer, as well as objective questions for the identification the profile of the interviewee and for the measurement of the quality dimensions perceived by the clients. The results presented regularity indexes regarding satisfaction in respect to aspects quality´s construct in the care as attention, appreciation, courtesy and knowledge of the em-ployee in relation to the services offered by the grocery store. However, a satisfaction index was presented for the delivery service at the customer's residence and the location of the estab-lishment. The study contributed to the theoretical refinement, analyzing the dimensions of ser-vice and quality from the perspective of the consumer, so that, based on this result, the owners develop a strategic plan to improve the quality of service, training of their employees and some improvements in the physical structure of the establishment in order to obtain retention of ex-isting customers and attraction of new customers through good image and company disclosureeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino de administraçãopor
dc.subjectQualidade no atendimentopor
dc.subjectSatisfação do clientepor
dc.subjectBairro São Conrado (Aracaju, SE)por
dc.subjectAracaju, SEpor
dc.subjectQuality in Customer Serviceeng
dc.subjectCustomer Satisfactioneng
dc.subjectDireito do consumidorpor
dc.titleQualidade no atendimento : uma análise da percepção dos clientes de uma mercearia no bairro São Conrado, no município de Aracajupt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rosângela Sarmento-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi sugerir a realização de um estudo aplicado em uma mercearia, localizada no Bairro São Conrado, na cidade de Aracaju, no qual se buscou identificar qual a percepção que os consumidores tinham a respeito do atendimento prestado pelos funcionários e se as instalações físicas oferecidas pela organização estavam adequadas para a prestação do serviço. Nos aspectos metodológicos, esse estudo se baseou na pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. Para o levantamento de dados foram utilizados 100 questionários, distribuídos entre os clientes que visitaram o estabelecimento durante a realização da pesquisa, o qual possuía uma pergunta de carácter subjetivo para a sugestão de pontos de melhoria percebidas pelo consumidor, como também perguntas objetivas para a identificação do perfil do entrevistado e para a mensuração das dimensões da qualidade percebidas pelos clientes. Os resultados apresentaram índices de regularidade quanto a satisfação com relação a aspectos do construto da qualidade no atendimento como atenção, valorização, cortesia e conhecimento do funcionário em relação aos serviços oferecidos pela mercearia. Contudo, foi apresentado um bom índice de satisfação quanto ao serviço de entrega de mercadorias na residência do cliente e a localização do estabelecimento. O estudo contribuiu para o refinamento teórico, ao analisar as dimensões do serviço e da qualidade sob a ótica do consumidor, para que, com base nesse resultado, os proprietários desenvolvam um planejamento estratégico de melhoria da qualidade no atendimento, treinamento de seus funcionários e algumas melhorias na estrutura física do estabelecimento a fim de obter a retenção dos clientes já existentes e atração de novos clientes mediante a boa imagem e divulgação da empresapt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hunaldo_Barreto_Brito.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.