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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10548
Tipo de Documento: | Relatório |
Título: | Formação de professores de inglês numa era de incertezas |
Autor(es): | Andrade, Clara Maria Correa Pereira |
Data do documento: | 2018 |
Orientador: | Zacchi, Vanderlei José |
Resumo: | Na atual era das tecnologias digitais, o conhecimento e as informações estão sendo disseminados constantemente e a representação do professor de décadas atrás, que era visto como o detentor de todo o conhecimento, já não é mais coerente. A posição atual seria mais a de mediador do conhecimento do que a de protagonista. Essa posição de mediador ocorre também devido a nova geração de alunos que, em sua maioria, está totalmente inserida no contexto tecnológico. Diversos são os recursos existentes para estudar uma nova língua, por exemplo; jogos, aplicativos, cursos online, páginas da web, blogs, as próprias redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, entre outros que os alunos utilizam diariamente. Quando se fala do professor como mediador é justamente porque apesar de já conhecerem e utilizarem as tecnologias, nem todos os alunos as utilizam criticamente, pensando nas implicações que elas possuem. Neste contexto o professor deve estar apto para auxiliar seus alunos no uso mais crítico da tecnologia. Entretanto, nota-se que as constantes mudanças as quais estamos sujeitos diariamente causam também uma zona de incertezas, que cada vez mais força os professores a lidarem com o desconhecido e o incerto (ZACCHI, 2015). Por isso é fundamental discutir sobre como essas mudanças repercutem no ensino de língua inglesa e como utilizar a tecnologia de maneira mais crítica na sala de aula. Tendo em vista essa temática, um dos objetivos dessa pesquisa é ter uma visão geral de como os professores e alunos em formação lidam com a tecnologia no ambiente escolar. Para isso, inicialmente foram aplicados questionários para levantar dados, que já foram analisados, e posteriormente serão analisadas as entrevistas, que nos ajudarão a investigar como os professores lidam com o desconhecido. As discussões teóricas sobre a performatividade também foram recorrentes e contribuíram para o esclarecimento de alguns conceitos, principalmente em relação a noção de performance. Estamos sujeitos a constantes mudanças, que causam as incertezas, discutir sobre a performatividade pode ajudar a entender essas mudanças, inclusive na nossa linguagem e identidade (PENNYCOOK, 2007). |
Palavras-chave: | Língua inglesa Formação de professores Linguística Linguística aplicada |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe - Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa |
Licença: | Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10548 |
Aparece nas coleções: | 28º Encontro de Iniciação Científica da UFS Linguística, Letras e Artes - PIBIC 2017/2018 Relatórios de Iniciação Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FormacaoProfessoresIngles.pdf | 370,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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