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Document Type: Relatório
Title: Formação de professores de inglês numa era de incertezas
Authors: Andrade, Clara Maria Correa Pereira
Issue Date: 2018
Advisor: Zacchi, Vanderlei José
Resumo : Na atual era das tecnologias digitais, o conhecimento e as informações estão sendo disseminados constantemente e a representação do professor de décadas atrás, que era visto como o detentor de todo o conhecimento, já não é mais coerente. A posição atual seria mais a de mediador do conhecimento do que a de protagonista. Essa posição de mediador ocorre também devido a nova geração de alunos que, em sua maioria, está totalmente inserida no contexto tecnológico. Diversos são os recursos existentes para estudar uma nova língua, por exemplo; jogos, aplicativos, cursos online, páginas da web, blogs, as próprias redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, entre outros que os alunos utilizam diariamente. Quando se fala do professor como mediador é justamente porque apesar de já conhecerem e utilizarem as tecnologias, nem todos os alunos as utilizam criticamente, pensando nas implicações que elas possuem. Neste contexto o professor deve estar apto para auxiliar seus alunos no uso mais crítico da tecnologia. Entretanto, nota-se que as constantes mudanças as quais estamos sujeitos diariamente causam também uma zona de incertezas, que cada vez mais força os professores a lidarem com o desconhecido e o incerto (ZACCHI, 2015). Por isso é fundamental discutir sobre como essas mudanças repercutem no ensino de língua inglesa e como utilizar a tecnologia de maneira mais crítica na sala de aula. Tendo em vista essa temática, um dos objetivos dessa pesquisa é ter uma visão geral de como os professores e alunos em formação lidam com a tecnologia no ambiente escolar. Para isso, inicialmente foram aplicados questionários para levantar dados, que já foram analisados, e posteriormente serão analisadas as entrevistas, que nos ajudarão a investigar como os professores lidam com o desconhecido. As discussões teóricas sobre a performatividade também foram recorrentes e contribuíram para o esclarecimento de alguns conceitos, principalmente em relação a noção de performance. Estamos sujeitos a constantes mudanças, que causam as incertezas, discutir sobre a performatividade pode ajudar a entender essas mudanças, inclusive na nossa linguagem e identidade (PENNYCOOK, 2007).
Keywords: Língua inglesa
Formação de professores
Linguística
Linguística aplicada
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe - Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa
License: Creative Commons Atribuição-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10548
Appears in Collections:28º Encontro de Iniciação Científica da UFS
Linguística, Letras e Artes - PIBIC 2017/2018
Relatórios de Iniciação Científica

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