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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1058
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de | - |
dc.contributor.author | Aragão, Milena | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T17:34:06Z | - |
dc.date.available | 2014-08-20T17:34:06Z | - |
dc.date.issued | 2012-08 | - |
dc.identifier.citation | ARAGÃO, M.; FREITAS, A. G. B. Práticas des castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidiano. Revista Conjectura: filosofia e educação, Caxias do Sul, v. 17, n. 2, p. 17-36, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewArticle/1648>. Acesso em: 20 ago. 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-4612 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1058 | - |
dc.description.abstract | Este estudo problematiza os castigos físicos usados nas escolas, investigando tanto as estratégias utilizadas pelas instâncias de poder, a fim de ordenar as práticas cotidianas, como as táticas utilizadas por professores, gestores e pais para lidarem com os preceitos impostos. Nese ínterim, são denunciadas as tensões existentes nessa relação, mergulhando em práticas, representações e argumentos utilizados nos séculos XIX e XX, tanto para corroborar quanto para proscrever os castigos físicos no espaço escolar. O texto é concluído através de uma reflexão acerca dos castigos como parte da cultura escolar, fazendo referência, também, à distância existente entre as prescrições oficiais e as práticas ordinárias, bem como aos castigos como caminho para educar e civilizar sujeitos. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This paper investigates the physical punishments used in the schools, looking for such the strategies, as the tactics used for professors, managers and parents to deal with the rules taxes. (De Certeau). In this meantime, the existing tensions in this relation, diving in practical, representations and arguments used in centuries XIX and XX are denounced, as much to corroborate how much to prohibit the physical punishments in the pertaining to school space. The paper is concluded through a reflection concerning the punishments as part of the pertaining to school culture, making reference, also, at a distance existing between the official lapsings and the ordinary practices, as well as the punishments as way to educate and to civilize citizens. | pt_BR |
dc.language.iso | es | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Castigos físicos | pt_BR |
dc.subject | Estratégias versus táticas | pt_BR |
dc.title | Práticas des castigos escolares: enlaces históricos entre normas e cotidiano | pt_BR |
dc.title.alternative | School punishment practices: historical links between norms and everyday life | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Licença Creative Commons Attribution 3.0 | pt_BR |
Appears in Collections: | DED - Artigos de periódicos |
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