Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Anamaria Gonçalves Bueno de-
dc.contributor.authorDantas, Maria José-
dc.date.accessioned2014-08-21T15:59:08Z-
dc.date.available2014-08-21T15:59:08Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationFREITAS, A. G. B. DANTAS, M. J. Objetos e projetos pedagógicos na formação docente em Sergipe nas primeiras décadas do século XX. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 13, n. 22, p. 238-258, jul./dez. 2010. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/viewFile/2447/2402>. Acesso em: 21 ago. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2176-1043-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1061-
dc.description.abstractO presente estudo pretende investigar a cultura material escolar na escola normal Rui Barbosa (Aracaju, SE), nas primeiras décadas do século XX, com o objetivo de desvendar as relações possíveis entre a existência e o uso de dispositivos didáticos, vinculados com a modernidade pedagógica. As investigações no campo da História da Educação com foco na cultura material escolar têm, na atualidade, elucidado questões significativas para a melhor compreensão das práticas escolares e os processos de ensino e aprendizagem do passado, bem como favorecem pesquisas específicas no campo da história das disciplinas escolares. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The present study investigates the school material culture at the Rui Barbosa normal school (Aracaju, SE) in the first decades of the 20th century. The object of the study was to unveil the possible relations between the existence and use of didactic devices linked to modern pedagogy. Investigations in the field of History of Education focused in the school material culture have elucidated significant questions for the better understanding of school practices and the teaching and learning processes from the past, as well as favored specific researches in the history of school disciplines. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN: Este estudio tiene como objetivo investigar la cultura material de la escuela en la Escuela Normal de Rui Barbosa (Aracaju, SE), en las primeras décadas del siglo XX, con el objetivo de descubrir las posibles relaciones entre la existencia y el uso de los dispositivos educativos, vinculados con la docencia moderna. Las investigaciones en el campo de la Historia de la Educación con énfasis en la cultura material de la escuela, en realidad, han aclarado cuestiones importantes para una mejor comprensión de las prácticas escolares y los procesos de enseñanza y aprendizaje del pasado, así como promueven investigaciones específicas en el campo de la historia de las disciplinas de la escuela.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Metodista de São Paulopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectCultura material escolarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.titleObjetos e projetos pedagógicos na formação docente em Sergipe nas primeiras décadas do século XXpt_BR
dc.title.alternativeEducational objects and projects in teacher training in Sergipe, in the first decades of the 20th centurypt_BR
dc.title.alternativeObjetos y proyectos educativos en la formación del profesorado en Sergipe en las primeras décadas del siglo XXpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseLicença Creative Commonspt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ObjetosEProjetosPedagógicos.pdf347,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.