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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1067
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-22T20:15:05Z | - |
dc.date.available | 2014-08-22T20:15:05Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, A. G. B. Práticas educacionais e abolicionistas: aspectos da configuração do trabalho docente através das trajetórias de Etelvina Amália de Siqueira (Sergipe, 1862-1937) e Maria Firmina dos Reis (Maranhão,1825-1917). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O ENSINO E A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: UFS, 2008. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/trabalho_completo.php?id=550>. Acesso em: 22 ago. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1067 | - |
dc.description.abstract | Através das trajetórias de duas professoras abolicionistas, que atuaram na passagem do século XIX para o século XX, pretende-se compreender aspectos da configuração do exercício do magistério feminino, em Sergipe e no Maranhão. Etelvina Amália de Siqueira formou-se na Escola Normal em 1884 e inicialmente era professora particular de meninas e lecionava também na escola criada pela Sociedade Libertadora Cabana do Pai Thomaz. Maria Firmina dos Reis prestou concurso para o ensino primário oficial e foi nomeada em 1847, é considerada a primeira romancista abolicionista brasileira, através da obra “Úrsula”, publicado entre 1859-1860. Ambas atuaram publicando textos em jornais em defesa da abolição da escravatura e da escolarização das mulheres e dos pobres. Este estudo se fundamenta nos pressupostos da História Cultural e da História da Profissão Docente, tendo como metodologia a abordagem biográfica. Ambas foram celibatárias dedicando suas vidas ao magistério e à imprensa abolicionista. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação feminina | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa biográfica | pt_BR |
dc.subject | Etelvina Amália de Siqueira | pt_BR |
dc.subject | Maria Firmina dos Reis | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.title | Práticas educacionais e abolicionistas: aspectos da configuração do trabalho docente através das trajetórias de Etelvina Amália de Siqueira (Sergipe, 1862-1937) e Maria Firmina dos Reis (Maranhão,1825-1917) | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Attribution 3.0 License | - |
Aparece nas coleções: | DED - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PráticasEducacionaisEAbolicionistas.pdf | 171,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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