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dc.contributor.authorFreitas, Anamaria Gonçalves Bueno de-
dc.date.accessioned2014-08-22T20:15:05Z-
dc.date.available2014-08-22T20:15:05Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationFREITAS, A. G. B. Práticas educacionais e abolicionistas: aspectos da configuração do trabalho docente através das trajetórias de Etelvina Amália de Siqueira (Sergipe, 1862-1937) e Maria Firmina dos Reis (Maranhão,1825-1917). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O ENSINO E A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: UFS, 2008. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/trabalho_completo.php?id=550>. Acesso em: 22 ago. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1067-
dc.description.abstractAtravés das trajetórias de duas professoras abolicionistas, que atuaram na passagem do século XIX para o século XX, pretende-se compreender aspectos da configuração do exercício do magistério feminino, em Sergipe e no Maranhão. Etelvina Amália de Siqueira formou-se na Escola Normal em 1884 e inicialmente era professora particular de meninas e lecionava também na escola criada pela Sociedade Libertadora Cabana do Pai Thomaz. Maria Firmina dos Reis prestou concurso para o ensino primário oficial e foi nomeada em 1847, é considerada a primeira romancista abolicionista brasileira, através da obra “Úrsula”, publicado entre 1859-1860. Ambas atuaram publicando textos em jornais em defesa da abolição da escravatura e da escolarização das mulheres e dos pobres. Este estudo se fundamenta nos pressupostos da História Cultural e da História da Profissão Docente, tendo como metodologia a abordagem biográfica. Ambas foram celibatárias dedicando suas vidas ao magistério e à imprensa abolicionista.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de História da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectPesquisa biográficapt_BR
dc.subjectEtelvina Amália de Siqueirapt_BR
dc.subjectMaria Firmina dos Reispt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.titlePráticas educacionais e abolicionistas: aspectos da configuração do trabalho docente através das trajetórias de Etelvina Amália de Siqueira (Sergipe, 1862-1937) e Maria Firmina dos Reis (Maranhão,1825-1917)pt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Attribution 3.0 License-
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