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dc.contributor.authorFreitas, Anamaria Gonçalves Bueno de-
dc.date.accessioned2014-08-25T18:50:48Z-
dc.date.available2014-08-25T18:50:48Z-
dc.date.issued2003-05-26-
dc.identifier.citationFREITAS, A. G. B. Educação, trabalho e ação politica : sergipanas no inicio do seculo XX. 2003. 310 f. Tese (Doutorado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000297137>. Acesso em: 25 ago. 2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1075-
dc.description.abstractEste texto analisa o processo de educação feminina, em Sergipe, nas primeiras décadas do século XX, a partir de uma abordagem histórico-sociológica. Trata das trajetórias de escolarização e inserção no mercado de trabalho de três sergipanas, Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro (1878-1942), Itala Silva de Oliveira (1897-1984) e Maria Rita Soares de Andrade (1904-1998), evidenciam táticas e estratégias em busca da emancipação feminina e de ocupação, de espaços considerados masculinos, de forma pioneira. Trabalhou-se com as seguintes fontes: relatórios e mensagens oficiais, atas de instituições escolares e de associações intelectuais e educativas, atas da Assembléia Legislativa, a grande imprensa e a imprensa cultural-literária e feminina, teses de concurso e de conclusão de curso, crônicas, cartas e depoimentos orais, entre outros. A visibilidade do engajamento profissional e político dessas três mulheres, nos espaços públicos dentro e fora de Sergipe, contribuíram para a produção de diferentes significados sobre as mulheres escolarizadas. A configuração do campo educacional, na passagem do século XIX para o século XX, possibilitou não somente a diversidade na criação de instituições como também a construção de projetos de escolarização para meninas e jovens sergipanas de diferentes classes sociais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This text analysis the process of female education in Sergipe in the first decades ofthe XX ftom a historical-sociological approach. It deals with the schooling and insertion in the job market of three women from Sergipe, Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro (1878- 1942), Itala da Silva Oliveira (1897-1984) and Maria Rita Soares de Andrade (1904-1998), evidence tatics and strategies seeking the female and the occupation of spaces regarded as male ones of pioneer shape. The following sources were dealt with: official reports and messages, minutes of schooling institutions and of intelectual and educational associations, minutes of legislative assembly, the press as a whole and the culturalliterary female press, contests thesis, graduation thesis, chronicles, letters and oral reports, and so on. The visibility of the professional and political commitment of these three women, in public spaces within and outside Sergipe, they have contributed to the production of different meanings about schooled women . The configuration of the educational field, in the passage of the XIX to the XX, not only enabled the diversity in the creation of the institutions as well as the construction of projects of schooling for girls and young people of different social classes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectMulheres nas profissõespt_BR
dc.subjectMulheres na políticapt_BR
dc.subjectQuintina Diniz de Oliveira Ribeiropt_BR
dc.subjectItala Silva de Oliveirapt_BR
dc.subjectMaria Rita Soares de Andradept_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.titleEducação, trabalho e ação politica : sergipanas no inicio do seculo XXpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.leaderDemartini, Zeila de Brito Fabript_BR
dc.identifier.licenseDireitos da autorapt_BR
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