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Document Type: Dissertação
Title: I9VANET: um modelo de arquitetura de software para rede veicular em nuvem
Authors: Leite Junior, George
Issue Date: 29-May-2017
Advisor: Macedo, Douglas Dyllon Jeronimo de
Co-advisor: Nascimento, Rogério Patrício Chagas do
Resumo : Em consequência do crescimento populacional, as grandes cidades enfrentam problemas cotidianos relacionados à mobilidade urbana tais como: congestionamentos, baixa qualidade das rodovias, ineficiência de transportes públicos, entre outros. Iniciativas de sistemas de transportes inteligentes (ITS) agem como uma solução eficiente para melhorar o funcionamento e desempenho dos sistemas de tráfego, reduzindo congestionamentos e aumentando a segurança para os cidadãos. Atualmente, pesquisadores vem buscando nas redes veiculares ad-hoc (VANET) uma possível solução para os problemas referentes à mobilidade urbana. Contudo, VANETs ainda apresentam uma série de desafios que devem ser resolvidos para que seu uso seja consolidado. Desse modo, o presente trabalho apresenta uma arquitetura e plataforma denominada I9VANET, cujo intuito é o gerenciamento de uma rede veicular de maneira virtualizada por meio da computação em nuvem, para auxiliar nas soluções dos principais desafos relacionados a VANETs tais como: interferências na comunicação devido a árvores e prédios; alta mobilidade dos nós; alta e baixa densidade dos nós em uma área; garantia de confidencialidade, integridade e disponbilidade, autenticidade e não repúdio. Após realização de experimentos em laboratório, foi constatada a viabilidade técnica para a utilização de velocidades definidas para os modelos de telefonia móvel 3G, 4G e 5G, satisfazendo os critérios de eficiência apresentados por Papadimitratos et al. (2008).
Abstract: As a result of population growth, large cities face daily problems related to urban mobility such as congestion, poor quality of roads, ineffciency of public transportation, among others. Intelligent Transport Systems (ITS) initiatives act as an effcient solution to improve the functioning and performance of fraffc systems, reducing congestion and increasing safety for citizens. Currently, researchers have been searching the ad-hoc vehicular networks (VANET) for a possible solution to the problems related to urban mobility. However, VANET still has a number of challenges that must be addressed in order for its use to be consolidated. In this way, the present work shows an architecture called I9VANET, whose intention is the management of a vehicular network in a virtualized way through cloud computing, to assist in the solutions of the main challenges related to VANET such as: interference in communication due to trees and buildings; High node mobility; High and low density of nodes in an area; Guarantee of confidentiality, integrity and availability, authenticity and non-repudiation. After conducting experiments in the laboratory, it was verified the technical viability for the use of defined speeds for 3G, 4G and 5G mobile telephony models, satisfying the effciency criteria when compared to other works in the literature, which used Ad- Hoc.
Keywords: Programas de computador
Redes de computadores
Computação em nuvem
Engenharia de software
Software
Rede veicular
Computação em nuvem
Arquitetura distribuída
Vehicle network
Cloud computing
Distributed architecture
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: LEITE JUNIOR, George. I9VANET: um modelo de arquitetura de software para rede veicular em nuvem. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10777
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação

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