Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Galileu Santos de-
dc.date.accessioned2019-04-08T18:02:42Z-
dc.date.available2019-04-08T18:02:42Z-
dc.date.issued2018-01-24-
dc.identifier.citationJESUS, Galileu Santos de. Uma abordagem para auxiliar a correção de erros de programadores iniciantes. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10922-
dc.description.abstractThe integration of virtual learning environments integrated with other tools, such as online judges, appears as a possibility to compensate the lack of laboratory practices in face-to-face courses, to support practical activities in semi-distance, distance and MOOC’s courses, as well as supporting teachers, enabling a better monitoring of individual. However, online judges do not always provide an appropriate or understandable feedback to the student, they usually do not support the student with hints based on how to improve or achieve a valid solution. When observing groups of beginners, the same tips are presented frequently, since the students usually fail in the same point or by the same reason. This dissertation presents a proposal to support teaching-learning of computer programming, improving the online judge The Huxley by including feedback messages that are easily understood by the learners of the initial programming disciplines and guiding them through the syntax errors presented when performing a submission to the online judge. In order to evaluate this approach, a case study with undergraduate classes was also conducted. A controlled experiment, including an analysis with statistical tests confirms the hypothesis, that the approach increased the ability to correct errors, especially among students with low English proficiency that have succeeded in the initial programming discipline.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectJuiz on-linepor
dc.subjectDicas de programação para iniciantespor
dc.subjectEnsino de programaçãopor
dc.subjectProgramação de computadorespor
dc.subjectErros de sintaxe em pythonpor
dc.subjectErros de execução em pythonpor
dc.subjectSintaxe de pythonpor
dc.subjectOnline judgeeng
dc.subjectTips for programming beginnerseng
dc.subjectTeaching programmingeng
dc.subjectSyntax errors in phytoneng
dc.subjectRuntime errors in pythoneng
dc.subjectComputer programmingeng
dc.titleUma abordagem para auxiliar a correção de erros de programadores iniciantespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Alberto-
dc.description.resumoA utilização de ambientes virtuais de aprendizagem integrados a outras ferramentas, como juízes on-line, surgem como uma possibilidade de amenizar a carência de práticas laboratoriais em cursos presenciais, além de poder apoiar atividades práticas em cursos semipresenciais, a distância e em MOOC’s, assim como dar suporte aos docentes, possibilitando um melhor acompanhamento de rendimento individual. Porém, nem sempre os juízes on-line fornecem o feedback apropriado ou entendível pelo aluno, isto é, normalmente não fornecem dicas ao aluno de como melhorar ou alcançar uma solução válida. Ao observar turmas iniciais, verifica-se que frequentemente são apresentadas as mesmas dicas, já que os alunos costumam errar muito em um mesmo ponto ou por uma mesma razão. Este trabalho apresenta uma proposta para apoiar o ensino-aprendizagem de programação de computadores, aprimorando o juiz on-line The Huxley através da capacidade de produzir mensagens de feedback que sejam facilmente compreendidas pelos aprendizes de disciplinas iniciais de programação, norteando-os sobre os erros de sintaxe apresentados ao realizar uma submissão ao juiz on-line. Também foi feito um estudo de caso com turmas de graduação para avaliar esta abordagem, através de um experimento controlado, assim como sua análise com testes estatísticos para confirmação de hipótese, onde o estudo concluiu que a abordagem aumentou a capacidade de corrigir erros, além de guiá-los mais enfaticamente, principalmente entre alunos com baixo domínio da língua inglesa e que lograram êxito na disciplina inicial de programação.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GALILEU_SANTOS_JESUS.pdf5,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.