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dc.contributor.authorSilva, Keziah da Costa-
dc.date.accessioned2019-04-10T16:05:14Z-
dc.date.available2019-04-10T16:05:14Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.citationSILVA, Keziah da Costa. O cuidado em Winnicott : do desenvolvimento emocional ao setting analítico. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10949-
dc.description.abstractThe research came from the question of the meaning of care in Donald W. Winnicott's work and how relevant it is in Winnicott's view. In order to answer such questions, a general overview of the term care was drawn. It was thus derived from the investigation of the term in Winnicott's work; in addition, a mapping of what has been discussed by contemporary Brazilian commentators from Winnicottians was done. In both primary and secondary sources the discussion of care comes from the theory of emotional development (early childhood care) to the analytic setting (adult care). In order to explain this process and how the individual develops emotionally, that is, how psychism is structured in Winnicott's view, the role played by care and its contribution was discussed. As for the analytical setting, the effective psychotherapeutic actions of care in different types of psychic structures in the adult were also discussed, also outlining the techniques that Winnicott considered essential for the treatment of individuals. A relationship was established between care in the early stages of development and care in the analytical setting, since the understanding of the theory of emotional development contributes to the analyst to know what types of intervention he should perform according to the psychic structuring of each patient . As a result of what was found in the research, it was corroborated the consideration that the care in Winnicott assumes the position of a "scientific conceptualization".eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectPsicologia socialpor
dc.subjectCuidadospor
dc.subjectMaturidade emocionalpor
dc.subjectDonald Woods Winnicottpor
dc.subjectCuidadopor
dc.subjectWinnicottpor
dc.subjectSetting analíticopor
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpor
dc.subjectCareeng
dc.subjectAnalytical settingeng
dc.subjectEmotional developmenteng
dc.titleO cuidado em Winnicott : do desenvolvimento emocional ao setting analíticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Eduardo Leal-
dc.description.resumoA pesquisa surgiu da indagação do significado de cuidado na obra de Donald W. Winnicott e qual a sua relevância na visão winnicottiana. Com o intuito de responder a tais indagações, foi traçado um panorama geral do termo cuidado. Partiu-se, assim, da investigação do termo na obra de Winnicott; além disso, foi feito um mapeamento do que vem sendo discutido por comentadores brasileiros contemporâneos winnicottianos. Tanto nas fontes primárias quanto nas secundárias a discussão acerca do cuidado advém da teoria do desenvolvimento emocional (cuidado na infância) ao setting analítico (cuidado na fase adulta). A fim de explicitar esse processo e como o indivíduo se desenvolve emocionalmente, ou seja, como o psiquismo é estruturado na ótica de Winnicott, discutiu-se o papel desempenhado pelo cuidado e sua contribuição. Quanto ao setting analítico, foram abordadas as efetivas ações psicoterápicas do cuidado em diferentes tipos de estruturas psíquicas no adulto, demarcando também quais as técnicas que Winnicott considerou essenciais para o tratamento dos indivíduos. Foi estabelecida uma relação entre o cuidado nas primeiras fases de desenvolvimento e o cuidado no setting analítico, visto que a compreensão da teoria do desenvolvimento emocional contribui para o analista saber quais os tipos de intervenção que deve efetuar de acordo com a estruturação psíquica de cada paciente. Em decorrência do que foi encontrado na pesquisa, corroborou-se a consideração de que o cuidado em Winnicott assume a posição de uma “conceituação científica”.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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