Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11042
Document Type: Dissertação
Title: Discurso e patrimônio cultural : a memória do exército brasileiro na Segunda Guerra Mundial
Authors: Vasconcelos, Cyndiane Escarlete Dias
Issue Date: 31-Aug-2018
Advisor: Gomes, Mariana Selister
Resumo : Essa dissertação se insere, teoricamente, nos debates sobre discursos, poder, patrimônio cultural, memória coletiva, e turismo; tendo como foco empírico espaços de memória da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. O objetivo geral é analisar como essa memória é (re)construída através do patrimônio cultural e do turismo na sociedade brasileira contemporânea. Os objetivos específicos são: compreender a importância dos estudos sobre a memória e sobre o patrimônio cultural; refletir sobre o papel do turismo na seleção de memórias e sua relação com o patrimônio cultural; refletir sobre o papel do Exército Brasileiro na sociedade contemporânea; contextualizar os aspectos sociais e históricos da Segunda Guerra Mundial; contribuir para os debates sobre o Turismo na Sociologia; mapear os patrimônios culturais que trabalham a memória da II Guerra Mundial no Brasil; e, compreender os diferentes discursos sobre a memória da II Guerra Mundial no Brasil, que emergem no Monumento Nacional aos Mortos da II Guerra e no Museu da Associação Nacional dos Veteranos da FEB. As principais referências teóricas são Foucault (2012), Foucault (1999), Bardin (2010), Pollack (1989), Gomes (2014), Moesh (2000) Gastal; Moesch (2007), Aguiar (2007), Anderson (2008), Hobsbawm (2012), Castells (1999), Hall (2012), entre outras que apontam que o turismo e o patrimônio cultural são seletores de memórias, influenciados por relações de poder. A metodologia utilizada foi Análise de Discurso combinada com a Análise de Conteúdo. As técnicas foram: Pesquisa Bibliográfica, Observação Direta e Entrevistas. A pesquisa de campo foi realizada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, e no Museu da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, ambos localizados no Rio de Janeiro-RJ. Os principais resultados apontam que a (re)construção dessa memória através do Monumento, quer incluir outros sujeitos além dos ex-combatentes. Porém, reforça o mito do soldado guerreiro e silencia o significado que a guerra teve para esses sujeitos. Na Associação, percebeu-se que essa (re)construção quer incluir outros sujeitos, e quer destacar o sofrimento que a guerra provocou para esses sujeitos. Ainda, percebeu-se que o turismo contribui para o fluxo de visitantes em ambos os locais, mas, por vezes, o turista é visto como um consumidor, e essa memória é vista como um produto comercializável.
Abstract: This dissertation is theoretically embedded in debates on discourses, power, cultural heritage, collective memory, and tourism; having as an empirical focus spaces of memory of Brazil's participation in World War II. The general objective is to analyze how this memory is (re) constructed through cultural heritage and tourism in contemporary Brazilian society. The specific objectives are: to understand the importance of studies on memory and cultural heritage; reflect on the role of tourism in the selection of memories and their relation to cultural heritage; reflect on the role of the Brazilian Army in contemporary society; to contextualize the social and historical aspects of World War II; to contribute to the debates on Tourism in Sociology; map the cultural heritage that works the memory of World War II in Brazil; and to understand the different discourses about the memory of World War II in Brazil that emerge in the National Monument to the Dead of the Second War and in the Museum of the National Veterans Association of FEB. The main theoretical references are Foucalt (2012), Foucalt (1999), Bardin (2010), Pollack (1989), Gomes (2014), Moesh (2000) Gastal; Moesch (2007), Aguiar (2007), Anderson (2008), Hobsbawm (2012), Castells (1999), Hall (2012), among others that point out that tourism and cultural heritage are selectors of memories, influenced by power. The methodology used was Discourse Analysis and Content Analysis, Bibliographic Research, Direct Observation and Interviews. With field research at the National Monument to the Dead of World War II, and at the Museum of the National Association of Veterans of the Brazilian Expeditionary Force, both located in Rio de Janeiro-RJ. The main results indicate that the (re) construction of this memory through the Monument, wants to include other subjects besides ex-combatants. However, it reinforces the myth of the soldier warrior and silences the meaning that war had for these subjects. In the Association, it was perceived that this (re) construction wants to include other subjects, and wants to highlight the suffering that the war provoked for these subjects. Still, it has been realized that tourism contributes to the flow of visitors in both locations, but sometimes the tourist is seen as a consumer, and this memory is seen as a marketable product.
Keywords: Cultura brasileira
Patrimônio cultural
Memória coletiva
Turismo
Segunda Guerra Mundial
II Guerra Mundial
Exército brasileiro
Collective memory
Cultural heritage
Tourism
World War II
Brazilian army
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Sponsorship: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Sociologia
Citation: VASCONCELOS, Cyndiane Escarlete Dias. Discurso e patrimônio cultural : a memória do exército brasileiro na Segunda Guerra Mundial. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11042
Appears in Collections:Mestrado em Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CYNDIANE_ESCARLETE_DIAS_VASCONCELOS.pdf1,88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.