Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11064
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Gilberlania Pereira Santos-
dc.date.accessioned2019-04-30T20:10:56Z-
dc.date.available2019-04-30T20:10:56Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.citationSILVA, Gilberlania Pereira Santos. Ensino de geometria espacial : uma abordagem investigativa. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11064-
dc.description.abstractThe teaching of spatial geometry is most often seen as applying solids formulas and calculating surface areas, a process in which students play a passive role and the teacher assumes the role of content exhibitor. Believing that the teaching-learning process of geometry is more successful when the student assumes an active role, the spatial geometry content was worked in two classes of third year of high school using a mathematical research approach. To do so, based on the ideas of Ponte, Oliveira and Brocado (2009), the activities developed in fourteen days of classes were analyzed. In order to check the advantages and disadvantages of working with this active approach. With this, it was observed that several challenges are encountered by the teacher: better preparation and mastery of the content and methodologies to be used, greater time consumption for preparation and execution of the classes, a closer look at the difficulties of the students, between others. It was also observed that research allows the teacher to continually evaluate his students and to detect, in a more specific way, the individual difficulties of these students. In addition, it provides learners with a legitimate mathematical experience in which they construct mathematical knowledge while developing other skills such as working in groups and expressing themselves mathematically.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEstudo de geometriapor
dc.subjectEnsino de geometriapor
dc.subjectGeometria espacialpor
dc.subjectInvestigação matemáticapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectMathematical researcheng
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.titleEnsino de geometria espacial : uma abordagem investigativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Wagner Ferreira-
dc.description.resumoO ensino de geometria espacial, na maioria das vezes, é visto como aplicação de fórmulas de volumes de sólidos e cálculo de áreas de superfícies, um processo em que os alunos exercem um papel passivo e o professor assume o papel de expositor de conteúdo. Acreditando que o processo ensino-aprendizagem de geometria tenha maior êxito quando o aluno assume um papel ativo, o conteúdo de geometria espacial foi trabalhado em duas turmas de terceiro ano do ensino médio utilizando uma abordagem de investigação matemática. Para tanto, apoiado nas ideias de Ponte, Oliveira e Brocado (2009), foram analisadas as atividades desenvolvidas em quatorze dias de aula. A fim de verificar quais as vantagens e desvantagens de se trabalhar com esta abordagem ativa. Com isto, observou-se que vários são os desafios encontrados pelo professor: melhor preparação e domínio do conteúdo e das metodologias a serem usadas, maior consumo de tempo para preparação e execução das aulas, ter um olhar mais atento às dificuldades dos alunos, entre outros. Observou-se também que a investigação permite que o professor avalie continuamente seus alunos e detecte, de maneira mais específica, as dificuldades individuais destes. Além disso, proporciona aos discentes uma experiência matemática legítima na qual eles constroem o conhecimento matemático enquanto desenvolvem outras habilidades como trabalhar em grupo e expressar-se matematicamente.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILBERLANIA_PEREIRA_SANTOS_SILVA.pdf3,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.