Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11211
Document Type: Caderno pedagógico
Title: O efeito de humor na construção de piadas com teor racista – um caminho para a compreensão textual? (Caderno pedagógico)
Authors: Santos, Diana Silva
Issue Date: 2019
Advisor: Silva, Leilane Ramos da
Resumo : Para início de conversa, é necessário frisarmos que o uso da linguagem permite que os indivíduos pertencentes à determinada comunidade linguística se comuniquem, tenham acesso à informação, expressem e defendam posicionamentos, construam visões de mundo e produzam cultura. Entendemos que o nosso aluno, como todo ser humano, já nasce em um meio rodeado de ações verbais diversas e, nesse contexto, deve saber lidar com as diferenças, ter consciência dos usos da língua como uma forma de inserção no mundo, bem como um modo de agir sobre ele, respeitando um valor fundamental: a dignidade humana. Assim, o funcionamento da língua está intrinsecamente ligado à produção de sentido. Nesse âmbito, entendemos que a leitura é uma estratégia de produção de sentido, bem como uma atividade que exige que o sujeito-falante mobilize diferentes recursos, sejam eles linguísticos, sociais, cognitivos, mentais e físicos, para alcançar a compreensão de um texto. Tal compreensão está ligada à produção de texto. Em consonância ao exposto, Marcuschi (2008) assevera: "ao expressarmos nosso entendimento de um texto (desde que não estejamos apenas respondendo a perguntas isoladas), estaremos também produzindo um outro texto, pois a compreensão de um texto x se manifesta em um texto y" (p. 278-279). Com isso, o autor propõe que encaremos a compreensão de texto como uma forma de produção de texto. A escrita, igualmente à leitura, não é uma atividade exclusivamente linguística, por isso, além dos conhecimentos linguísticos, são necessários os conhecimentos enciclopédicos e textuais. Oliveira (2010) afirma que caso tais conhecimentos prévios não sejam conhecidos pelo escritor, a tarefa de escrever se torna muito difícil, ou até mesmo impossível. Por isso, caro colega, diante das adversidades presentes numa sala de aula, que por sinal, não são poucas, reconhecemos que o trabalho com a leitura e a escrita, habilidades fundamentais para o desenvolvimento da nossa prática, deve ser entendido como um processo. Dessa forma, consideramos as etapas que constituem o roteiro de escrita proposto por Passarelli (2012). É importante frisar que toda vez que há comunicação, manifestação verbal entre indivíduos, isso ocorre por meio da utilização de determinado texto que se materializa num determinado gênero. Percebemos então que para haver comunicação verbal, impreterivelmente, é acionado algum gênero. Você deve estar se perguntando: Mas diante de tantos gêneros, qual escolher? A escolha do gênero exige de nós muita observação e consciência do que queremos desenvolver, do propósito da ação pedagógica. Escolhemos o gênero piada com base em alguns critérios: apresenta estratégias textuais para provocar humor; não é trabalhado no livro didático, ao contrário das tiras; são textos curtos e bem aceitos pelos jovens, o que pode permitir o desenvolvimento de uma proposta de ensino motivacional e prazerosa; pode ser utilizado como representação sociocultural, já que, muitas vezes, expressam estereótipos e preconceitos, e isso possibilita o aprimoramento da compreensão da linguagem em uso, através da discussão e reflexão de elementos presentes nas práticas sociais. Bom, o aparato teórico é extenso, e você terá todo o tempo, caso assim ache pertinente para lê-lo. Nosso propósito, no processo de construção deste caderno, é compartilhar a sequência didática aplicada, na tentativa de servir para a sua replicação, e consequente colaboração para o processo de ensino/aprendizagem. Portanto, ao longo da nossa conversa, que está apenas começando, aspectos teóricos aparecerão com o intuito de esclarecer, fundamentar a ação pedagógica descrita. Na sequência, conheceremos melhor a organização deste Caderno Pedagógico, a sequência didática, a descrição das atividades propostas, o aporte teórico utilizado de forma sucinta, algumas sugestões para o desenvolvimento da sequência e nossos comentários finais sobre o processo.
Keywords: Compreensão textual
Efeito de humor
Gênero piada
Processo de ensino-aprendizagem
Caderno pedagógico
Is part of: O efeito de humor na construção de piadas com teor racista – um caminho para a compreensão?
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11211
Appears in Collections:Recursos Pedagógicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIANA_SILVA_SANTOS-Caderno_Pedagogico.pdf989,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.