Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11232
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMoura, Maria Luciene de-
dc.date.accessioned2019-05-28T23:02:15Z-
dc.date.available2019-05-28T23:02:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11232-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeitura (Ensino Fundamental)por
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectMitologia na literaturapor
dc.subjectEnsino de literaturapor
dc.subjectLetramentopor
dc.titleNarrativas mitológicas e formação de leitorespt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Bruno, Alberto Roiphe-
dc.description.resumoEste Caderno é resultado de uma intervenção pedagógica realizada com alunos do 7º ano do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, da cidade de Nossa Senhora do Socorro (SE), durante o período de 15 de outubro a 23 de novembro de 2018. A intervenção teve como principal objetivo promover a ampliação da competência leitora dos alunos, desenvolvendo a habilidade interpretativa, com foco na figurativização e nos aspectos míticos, literários e temáticos predominantes nas narrativas “Eco e Narciso” e “Cupido e Psiquê”, de Ana Maria Machado (2013), e “Teseu, o ateniense”, de Claude Pouzadoux (2001). O presente material fundamenta-se na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino”, insere-se na área de concentração “Linguagens e Letramentos” e é direcionado a estudantes das séries finais do Ensino Fundamental (EF). Também se destina a obtenção do título de mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) que visa à capacitação de professores de Língua Portuguesa da rede pública e à consequente melhora da qualidade da educação básica brasileira. Agora, com o objetivo de auxiliar a prática docente de outros colegas, disponibilizamos neste material a sequência de ações executadas em sala de aula, antecedida de uma pequena introdução teórica que norteou a construção da proposta pedagógica e seguida das orientações para o desenvolvimento de cada etapa e suas possíveis variantes. São práticas que buscam contribuir com o desenvolvimento e ampliação das habilidades de leitura, por meio da linguagem literária e das especificidades do gênero mito. Tem-se, assim, professor, uma proposta de leitura mítico-literária pronta, mas não acabada, por isso, passível de alterações e adaptações que podem variar de acordo com o público-alvo e com os propósitos de ensino/aprendizagem que deseja estabelecer. Esperamos que faça bom proveito!pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Letras (recursos educacionais e técnicos)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIA_LUCIENE_MOURA_Caderno-Pedagogico.pdf2,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.