Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11232
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moura, Maria Luciene de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-28T23:02:15Z | - |
dc.date.available | 2019-05-28T23:02:15Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11232 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Leitura (Ensino Fundamental) | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Mitologia na literatura | por |
dc.subject | Ensino de literatura | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.title | Narrativas mitológicas e formação de leitores | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bruno, Alberto Roiphe | - |
dc.description.resumo | Este Caderno é resultado de uma intervenção pedagógica realizada com alunos do 7º ano do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, da cidade de Nossa Senhora do Socorro (SE), durante o período de 15 de outubro a 23 de novembro de 2018. A intervenção teve como principal objetivo promover a ampliação da competência leitora dos alunos, desenvolvendo a habilidade interpretativa, com foco na figurativização e nos aspectos míticos, literários e temáticos predominantes nas narrativas “Eco e Narciso” e “Cupido e Psiquê”, de Ana Maria Machado (2013), e “Teseu, o ateniense”, de Claude Pouzadoux (2001). O presente material fundamenta-se na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino”, insere-se na área de concentração “Linguagens e Letramentos” e é direcionado a estudantes das séries finais do Ensino Fundamental (EF). Também se destina a obtenção do título de mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) que visa à capacitação de professores de Língua Portuguesa da rede pública e à consequente melhora da qualidade da educação básica brasileira. Agora, com o objetivo de auxiliar a prática docente de outros colegas, disponibilizamos neste material a sequência de ações executadas em sala de aula, antecedida de uma pequena introdução teórica que norteou a construção da proposta pedagógica e seguida das orientações para o desenvolvimento de cada etapa e suas possíveis variantes. São práticas que buscam contribuir com o desenvolvimento e ampliação das habilidades de leitura, por meio da linguagem literária e das especificidades do gênero mito. Tem-se, assim, professor, uma proposta de leitura mítico-literária pronta, mas não acabada, por isso, passível de alterações e adaptações que podem variar de acordo com o público-alvo e com os propósitos de ensino/aprendizagem que deseja estabelecer. Esperamos que faça bom proveito! | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA_LUCIENE_MOURA_Caderno-Pedagogico.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.