Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Obderan Bispo dos-
dc.date.accessioned2019-06-01T00:05:23Z-
dc.date.available2019-06-01T00:05:23Z-
dc.date.issued2019-04-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Obderan Bispo dos. Coopetição em clusters comerciais : análise no município de Lagarto – Sergipe. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11274-
dc.description.abstractCooperation between companies is as irreversible a strategy as globalization, it is understood that relations between cooperating organizations, while competing, provide advantages that can positively influence their results, promoting a competitive chain gain. In this scenario, the phenomenon of coopetition has been highlighted, since it contemplates the analysis of behaviors of competitive cooperation between organizations, that is, competitors that cooperate to generate collective value while competing for individual benefits. In this context, the research analyzes the phenomenon applied to commercial organizations, whose main objective was to analyze the correlation of cooperation and competition with the coopetition among merchants associated with the Chamber of Shopkeepers (CDL) in the municipality of Lagarto/SE. With an exploratory and descriptive character with a quantitative nature, based on the coopetition analysis model developed by Silva (2016), the research development allowed the study of coopetition to be deepened in agglomerated commercial organizations, contributing to the literary development on the theme and, bringing as a suggestion, the inclusion of variables related to culture and trust as influencers in coopetition. For the main results found, the analyzes pointed out the existence of a retail commercial cluster in Lagarto/SE, in addition, it was verified that the women are more cooperative than the men. Finally, the hypotheses of the research were not statistically confirmed, making it unfeasible to assure that there is correlation of cooperation and competition with the coopetition in the researched environment.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComérciopor
dc.subjectClusterpor
dc.subjectCompetiçãopor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectCompetitioneng
dc.subjectCooperationeng
dc.subjectLagarto (SE)por
dc.titleCoopetição em clusters comerciais : análise no município de Lagarto – Sergipept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Olave, Maria Elena León-
dc.description.resumoA cooperação entre empresas é uma estratégia tão irreversível quanto à globalização, entendese assim, que as relações entre as organizações que cooperam, ao mesmo tempo que competem, proporcionam vantagens capazes de influenciar positivamente seus resultados, promovendo um ganho competitivo em cadeia. Neste cenário, o fenômeno da coopetição vem ocupando destaque, visto que contempla a análise de comportamentos de cooperação competitiva entre organizações, ou seja, concorrentes que cooperam para gerar valor coletivo ao tempo que competem por benefícios individuais. Mediante o contexto, a pesquisa investiga o fenômeno aplicado à organizações comerciais cujo objetivo principal proposto foi o de analisar a correlação da cooperação e competição com a coopetição entre comerciantes associados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município de Lagarto/SE. De caráter exploratório e descritivo com natureza quantitativa a partir do modelo de análise da coopetição elaborado por Silva (2016), o desenvolvimento da pesquisa permitiu o aprofundamento do estudo sobre a coopetição em organizações comerciais aglomeradas, contribuindo para o desenvolvimento literário sobre o tema e, trazendo como sugestão, a inclusão de variáveis relacionadas à cultura e confiança como influenciadores na coopetição. Por principais resultados encontrados, as análises apontaram a existência de um cluster comercial varejista em Lagarto/SE, além disso, verificou-se que as mulheres são mais cooperativas que os homens. Por fim, as hipóteses da pesquisa não foram estatisticamente confirmadas, tornando inviável assegurar que há correlação da cooperação e competição com a coopetição no ambiente investigado.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OBDERAN_BISPO_SANTOS.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.