Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Raianne Pereira de-
dc.date.accessioned2019-06-19T18:12:00Z-
dc.date.available2019-06-19T18:12:00Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raianne Pereira de. A memória cultural sergipana na perspectiva do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico (DCPH, 1970-1975). 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11383-
dc.description.abstractThe present research aims to understand the process of construction and formalization of the Sergipe cultural memory based on the work developed by the Department of Culture and Historical Heritage (DCPH), a state preservation public policy created and active in Sergipe in the context of the civil-military dictatorship , specifically, in the period 1970-1975. The search for the means to legitimize itself and concerned with the direction of cultural production in the country after 64, the authoritarian state began to invest heavily in the construction of a "patrimonialist" cultural policy whose priority, of course, was to expand the existing, but lagging protection system of the "National Historic and Artistic Heritage" (concentrated only and exclusively around the DPHAN (current IPHAN) since 1937). The solution to this problem was studied and condensed in the "Brasília Commitment" (1970), a document produced by the MEC, which recommended the creation of cultural organs in all states as a way to decentralize preservation actions in Brazil. In addition to culturally and economically enhancing the region, this direct intervention of the state in the area was aimed at awakening society towards civility, bringing it closer to the symbols and representations of national culture. Seeking to understand the particularities that involve the trajectory of the DCPH in Sergipe (the conditioning factors, social agents involved, guidelines, actions and challenges), this research uses as reference studies on the construction of memory and patrimony contemporaneity and is based on the analysis of official documents, photographs, periodicals, as well as oral history methodology.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistória de Sergipepor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectPolítica culturalpor
dc.subjectInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil)por
dc.subjectDepartamento de Cultura e Patrimônio Históricopor
dc.subjectDCPHpor
dc.subjectPolíticas culturaispor
dc.subjectCultural heritageeng
dc.subjectCultural policieseng
dc.titleA memória cultural sergipana na perspectiva do Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico (DCPH, 1970-1975)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Claudefranklin Monteiro-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender o processo de construção e formalização da memória cultural sergipana a partir do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico (DCPH), política pública estadual de preservação criada e atuante em Sergipe no contexto da ditadura civil-militar, especificamente, no período de 1970-1975. A procura de meios para se legitimar e preocupado com os rumos que a produção cultural ia tomando no país pós-64, o Estado autoritário passou a investir de forma massiva na construção de uma política cultural “patrimonialista” cuja prioridade, evidentemente, consistia em ampliar o já existente, mas defasado sistema de proteção do “Patrimônio Histórico e Artístico Nacional” (concentrado única e exclusivamente em torno da DPHAN (atual IPHAN) desde 1937). A solução para esse problema foi estudada e condensada no “Compromisso de Brasília” (1970), documento produzido pelo MEC, que recomendava em caráter obrigatório a criação de órgãos de cultura em todos os estados como caminho à descentralização das ações de preservação no Brasil. Além de valorizar cultural e economicamente a região, essa intervenção direta do Estado tinha como objetivo despertar a sociedade para o civismo, aproximá-la dos símbolos e representações da cultura nacional. Buscando entender as particularidades que envolvem a trajetória do DCPH em Sergipe (os fatores condicionantes, agentes sociais envolvidos, diretrizes, ações e desafios), esta pesquisa utiliza como referência estudos relativos à construção da memória e do patrimônio contemporaneidade e apoia-se na análise de documentos oficiais, fotografias, jornais da época, bem como na metodologia da história oral.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIANNE_PEREIRA_OLIVEIRA.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.