Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Carla da Conceição-
dc.date.accessioned2019-06-28T13:04:51Z-
dc.date.available2019-06-28T13:04:51Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationANDRADE, Carla da Conceição. Saberes docentes e tecnologias digitais a partir da plataforma Google for Education no Instituto Federal de Sergipe. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11402-
dc.description.abstractThis research searches to understand which are the knowledge of the professionals who work as teachers in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, and how they are built, to the use of the Digital Information and Communication Technologies (DICT) through the Google For Education platform. This is a qualitative investigation, of exploratory feature and that uses case studies as methodological strategies. The research is reasoned on the concepts of knowledge of Teachers and Digital Information and Communication Technologies (DICT). The scenery is the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Tobias Barreto’s Campus. The sample is composed by two teachers selected in an intentional and non-probabilistic manner, besides an institutional management representative. The following evidences’ sources are used: Online and offline observation, institutional documents and interviews. The analysis of the sources result in three categories: Conception of DICT, teaching knowledge for the uses of the DICT and challenges about the DICT. The results show that the teachers understand the DICT as teaching support tools. Google For Education platform is known as the repository of contents discussed in the classroom. About the teaching knowledge for the uses of DICT, these are built in the ongoing formation, offered by the institute and in the acquired experience with classroom-based experience. The knowledge used by teachers are operational, turned to the functioning of the platform. Nevertheless, the teachers start to realize the pedagogic potential, playing it as a space of interaction among students or as support in the evaluative process.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectPlataforma Google for Educationpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subjectGoogle for Education platformeng
dc.subjectTeaching educationeng
dc.titleSaberes docentes e tecnologias digitais a partir da plataforma Google for Education no Instituto Federal de Sergipept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender quais são e como são construídos os saberes dos profissionais que atuam como docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe para o uso das Tecnologias Digitais e Informação e Comunicação (TDIC) a partir do uso da plataforma Google For Education. Trata-se de uma investigação qualitativa, de caráter exploratório e que utiliza o estudo de caso como estratégia metodológica. A pesquisa está fundamentada nos conceitos de Saberes Docentes e de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O cenário é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – Campus Tobias Barreto. A amostra é composta por dois professores selecionados de maneira intencional e não probabilística, além de um representante da gestão institucional. Utilizam-se as seguintes fontes de evidências: observação presencial e on-line, documentos institucionais e entrevistas. A análise das fontes resulta em três categorias: concepções sobre TDIC, saberes docentes para o uso das TDIC e desafios frente às TDIC. Os resultados demonstram que os professores compreendem as TDIC como ferramentas de apoio pedagógico ao ensino. A plataforma Google For Education é entendida como um repositório dos conteúdos discutidos em sala de aula. Quantos aos saberes docentes para o uso das TDIC, estes são construídos na formação continuada, oferecida pela instituição e na experiência adquirida com as práticas em sala de aula. Os saberes utilizados pelos professores são operacionais, voltados para o funcionamento da plataforma. Mesmo assim, os professores começam a perceber o potencial pedagógico, empregando como espaço de interação entre os alunos ou como apoio no processo avaliativo.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA_CONCEICAO_ANDRADE.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.