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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Percurso histórico dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe : lugar de formação para o magistério superior?
Autor(es): Dórea, Nívia Maria de Vasconcellos Couto
Data do documento: 28-Fev-2019
Orientador: Bretas, Silvana Aparecida
Resumo: As formulações acadêmicas e legais para a formação de professores da educação superior através da pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe – UFS, no contexto macro da pós-graduação brasileira, configura-se como objeto de estudo da presente dissertação. Nossa perspectiva é seu percurso histórico de constituição como o nível mais elevado do ensino superior brasileiro, configurada como possível lugar de formação para o magistério superior. Para tanto, esse trabalho tem como objetivo analisar, do ponto de vista histórico, qual o lugar da formação docente nos cursos de pós-graduação da UFS. No sentido de apoiar os objetivos gerais, temos como objetivos específicos: descrever o processo de emergência e trajetória dos programas de pós-graduação da UFS; evidenciar se esses programas se constituem como lugar de formação para o magistério superior; e caracterizar os elementos indicativos dessa formação. Para facilitar a teorização da pesquisa, e atribuir um significado contextual à análise de conteúdo, escolhemos os termos espaço, lugar e território. As universidades através dos seus cursos de pós-graduação stricto sensu, se constituem como espaços que garantem a possibilidade de formação para o magistério superior, mas não garantem sua concretização, ou seja, não garantem ser um lugar onde de fato, a formação aconteça, e aqui surge a investigação desse trabalho. Assim, estabelecemos como critério de seleção os 43 programas acadêmicos de pós-graduação da Fundação Universidade Federal de Sergipe – FUFSE, que foram avaliados pela CAPES no quadriênio 2013-2016. O método de abordagem é de pesquisa quanti-qualitativa, exploratória, com o recurso metodológico da análise de conteúdo, onde os dados coletados serão oriundos de análise bibliográfica e documental. O material de análise faz parte dos documentos oficiais dos programas de pósgraduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe – UFS, dos documentos de avaliação da CAPES, dos dados do INEP, bem como, de legislações específicas que tratam dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil. A pesquisa demonstrou que mais da metade dos programas da UFS contemplam em seus objetivos a formação para o magistério superior, e já que possuem essa finalidade, pode-se dizer que se constituem como lugares de formação docente. Porém quando analisamos outros elementos indicativos de formação, constatamos que 63% destes não possuem disciplinas, nem atividades obrigatórias na integralização dos estudos como condição para titulação de seus discentes, o que nos leva a questionar qual a concepção de formação docente para esses programas, e de que forma ela é efetivamente realizada pelos mesmos. O oferecimento de pelo menos uma disciplina ou atividade de cunho didático-pedagógico de modo obrigatório, só foi comprovado em metade dos cursos de doutorado, e em 37,5% dos cursos de mestrado, fazendo destes, possíveis territórios de formação, já que a obrigatoriedade de realização desses componentes evidencia uma presunção de autoridade. Foi evidenciado também que apenas 25% dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFS, em seus percursos históricos, avançaram em seus componentes curriculares, no que diz respeito à formação pedagógica para o magistério superior, desde que foram criados.
Abstract: The academic and legal formulations for the training of higher education teachers through the stricto sensu post-graduate course of the Federal University of Sergipe - UFS, in the macro context of the Brazilian postgraduate course, is an object of study of this dissertation. Our perspective is its historic course of constitution as the highest level of Brazilian higher education, configured as a possible place of formation for the higher teaching. Therefore, this work aims to analyze, from a historical point of view, the place of teacher training in UFS postgraduate courses. In order to support the general objectives, we have specific objectives: to describe the emergency process and trajectory of UFS graduate programs; to show if these programs constitute a place of formation for the higher teaching; and characterize the elements indicative of this formation. To facilitate the theorization of research, and to assign contextual meaning to content analysis, we choose the terms space, place, and territory. Universities, through their stricto sensu postgraduate courses, constitute spaces that guarantee the possibility of formation for the higher teaching profession, but do not guarantee their concretization, that is, they do not guarantee to be a place where, in fact, the formation happens, and here arises the investigation of this work. Thus, we established as a selection criterion the 43 graduate programs of the Federal University of Sergipe Foundation - FUFSE, which were evaluated by CAPES in the quadrennium 2013-2016. The method of approach is quantitative-qualitative, exploratory, with the methodological resource of content analysis, where the data collected will come from bibliographic and documentary analysis. The analysis material is part of the official documents of the stricto sensu graduate programs of the Federal University of Sergipe - UFS, the CAPES assessment documents, the INEP data, as well as specific legislation dealing with post- graduation course in Brazil. The research showed that more than half of the programs of the UFS contemplate in their objectives the formation for the higher teaching, and since they have this purpose, they can be said that they constitute as places of teacher training. However, when we analyzed other elements indicative of formation, we found that 63% of these do not have subjects or obligatory activities in the completion of the studies as a condition for titling their students, which leads us to question the conception of teacher training for these programs, and in what way it is effectively carried out by them. The offer of at least one didactic-pedagogical discipline or activity in a mandatory way, was only proven in half of the doctoral courses, and in 37.5% of the masters courses, making them possible training territories, since the of these components evidences a presumption of authority. It was also evidenced that only 25% of UFS 'stricto sensu postgraduate programs, in their historical pathways, have advanced in their curricular components, as far as pedagogical training for the higher teaching is concerned, since they were created.
Palavras-chave: História da educação
Sergipe
Educação superior
Ensino de educação
Pós-graduação stricto sensu
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
História da pós-graduação
Formação docente
Magistério superior
Postgraduate history
Teacher training
Higher magisterium
Post graduation stricto sensu
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: DÓREA, Nívia Maria de Vasconcellos Couto. Percurso histórico dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe : lugar de formação para o magistério superior? 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11407
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