Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11419
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Capacidades de pensamento crítico : construção e validação de um instrumento de avaliação
Autor : Santana, Driane Anne Silva de
Fecha de publicación : 27-feb-2019
Director(a): Wartha, Edson José
Resumen: O desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico tem sido evidenciado em diferentes documentos oficiais no ensino de ciências da natureza. Esta pesquisa é de natureza exploratória-descritiva com uma abordagem multimétodos que teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliar capacidades de pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio. A construção dos itens baseou-se na estrutura do Cornell Critical Thinking Test - Level X (Teste pensamento crítico de Cornell-Nível X) e do referencial teórico de pensamento crítico de Ennis (1985), principalmente a taxonomia desenvolvida por ele para construir as questões. O instrumento ficou composto por 20 itens, agrupados em cinco domínios ou áreas de capacidade de pensamento crítico: indução, dedução, observação, credibilidade e assunções. O teste de pensamento crítico (TPC) passou por duas validações, uma externa (estudantes e juízes especialistas) e outra interna (análise fatorial e consistência interna).Nesse processo complexo de validação o TPC foi administrado duas vezes ( versão piloto e coletiva) utilizado para avaliar o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico em uma amostra total de 372 estudantes da primeira e terceira série do Ensino Médio de Aracaju-Sergipe. A consistência interna dos domínios estimada pelo alfa de Cronbach variou de 0,527 na versão piloto para 0,546 quando administrado coletivamente. A análise fatorial confirmou o modelo conceitual e os domínios propostos, porém mostrou a necessidade de alocar alguns itens e renomear os domínios. O teste indicou que na amostra de estudantes que participaram da pesquisa há manifestações de capacidades de pensamento crítico somente na área de assunções. Os resultados das análises estatísticas mostraram que é um processo complexo que necessita da compreensão de quem analisam além de que o instrumento mostra que deve ser reformulado e ser acrescentado mais itens.
Resumen : The development of critical thinking capacities has been evidenced in different official documents in the teaching of natural sciences. This research is exploratory-descriptive in nature with a multi-method approach that aims to build and validate an instrument to evaluate critical thinking abilities in high school students. The construction of the items was based on the structure of Cornell's Critical Thinking Test (Level X) and Ennis's (1985) theoretical critical thinking framework, mainly the taxonomy developed by him to construct the questions. The instrument consisted of 20 items, grouped into five domains or areas of critical thinking capacity: induction, deduction, observation, credibility and assumptions. The critical thinking test (TPC) underwent two validations, one external (students and expert judges) and the other internal (factorial analysis and internal consistency). In this complex validation process the TPC was administered twice (pilot and collective version) used to evaluate the development of critical thinking skills in a total sample of 372 students from the first and third grade of the Aracaju-Sergipe High School. The internal consistency of the domains estimated by Cronbach's alpha ranged from 0.527 in the pilot version to 0.546 when administered collectively. The factorial analysis confirmed the conceptual model and the proposed domains, but showed the need to allocate some items and rename the domains. The test indicated that in the sample of students who participated in the research there are manifestations of critical thinking abilities only in the area of assumptions. The results of the statistical analyzes showed that it is a complex process that requires the understanding of those who analyze, besides that the instrument shows that it must be reformulated and more items must be added.
Palabras clave : Estudo de ciências
Avaliação
Capacidade de aprendizagem
Testes
Pensamento crítico
Estudantes do ensino médio
Química
Ensino médio
Teste de desempenho
Construção e validação de instrumentos
Questões sociocientíficas
Critical thinking
Performance testing
Instrument construction and validation
Socio-scientific issues
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citación : SANTANA, Driane Anne Silva de. Capacidades de pensamento crítico : construção e validação de um instrumento de avaliação. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11419
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DRIANE_ANNE_SILVA_SANTANA.pdf980 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.