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Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: A publicidade e os Jogos Olímpicos Rio/2016: primeiras incursões em torno de uma cultura de convergência transmidiática
Authors: Mezzaroba, Cristiano
Bellinaso, Bruna
Cardoso, Carlos Luis
Ferrari, Rodrigo
Lisboa, Mariana Mendonça
Issue Date: Sep-2016
Resumo : O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as narrativas transmidiáticas da publicidade nos Jogos Olímpicos do Rio/2016, e as representações da cultura esportiva presentes nos anúncios veiculados no contexto de uma cultura da convergência. Pautado em uma metodologia descritiva, de cunho exploratório, o levantamento do corpus de análise foi feito através do mapeamento dos patrocinadores oficiais do evento e do Comitê Olímpico Internacional (COI), para que fosse possível selecionar alguns casos significativos, interpretados à luz do método compreensivo de Ferrés. Achados iniciais confirmam a hipótese de que uma gama de estratégias e produções publicitárias é organizada por conta do evento esportivo, que é explorado em sua potência mercadológica. As publicidades encontradas extrapolam o meio televiso apontando tendência para sua inserção no meio digital (internet), e associam representações do esporte com produtos e serviços diversos. O aprofundamento das questões pode conduzir a reflexões pedagógicas e subversivas do uso publicitário das narrativas transmidiáticas no cenário de construção de uma Educação Física escolar orientada pela reflexão crítica.
Abstract: This reaserch aims at identifying and analysing the transmediatic narratives of adverstising int the Rio 2016 Olympic Games, and the representations of the sports culture present int the ads served in the context of a convergence culture. Based on a descriptive methodology of exploratory nature, the survey of the corpus of analysis was conducted by mapping the official sponsors of the event and the International Olympic Committee (IOC) in order to select some significant cases, interpreted in the light of the comprehensive method of Ferrés. Initial findings confirm the hypothesis that a range of strategies and advertising productions is organized due to the sporting event, which is explored in its marketing power. The ads that were found extrapolate the television medium pointing out to atendency for their inclusion in the digital media (internet) and associate sport representations with several products and services. Further deepening of the issues can lead to pedagogic and subversive reflections regarding the use of advertising of transmediatic narratives in the scenario of the construction of Physical Education in schools guided by critical reflection.
Keywords: Publicidade
Jogos Olímpicos de 2016 (Rio de Janeiro)
Convergência cultural
Transmídia
Advertising
Olympic Games 2016 (Rio de Janeiro)
Convergence culture
Transmedia
ISSN: 2179-8133
Is part of: Anais do VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte
Language: por
Publisher / Institution : Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Citation: MEZZAROBA, C. et al. A publicidade e os Jogos Olímpicos Rio/2016: primeiras incursões em torno de uma cultura de convergência transmidiática. In: CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 8., 2016, Criciúma, SC. Anais [...]. Criciúma, SC: CBCE, 2016. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/8csbce/2016sul/paper/viewFile/8211/4388. Acesso em: 21 jun. 2019.
License: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11438
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