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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSchmitz, Heike-
dc.contributor.authorSouza, Beatriz Noia-
dc.contributor.authorConceição, José Luis Monteiro da-
dc.date.accessioned2019-07-11T19:36:16Z-
dc.date.available2019-07-11T19:36:16Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.citationSCHMITZ, H.; SOUZA, B. N. ; CONCEIÇÃO, J. L. M. de. O conceito de avaliação da aprendizagem no Programa Novo Mais Educação. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 32, p. 225-250, abr./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5053. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5053. Acesso em: 11 jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2178-2679-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11452-
dc.description.abstractIn this policy analysis we focus on the conception of learning evaluation of the Programa Novo Mais Educação(PNME). In order to define criteria for our analysis, we make use of the quality parameters for all-day schools, as systematized by the German researchers Holtappels, Kamski e Schnetzer (2009). Our goal is to answer which quality criteria of all-day schools are considered in the concept of evaluation of the PNME. Therefore, we analyze official documents of the current program’s policy as well as, for comparative purposes, documents containing regulations and orientations from the previous Program More Education (PME). As a main result of PMEs principal documents’ analysis, we ascertain that there is no mentioning of learning evaluation regarding the implementation phase. In documents concerning the implementation phase of the PNME the evaluation of cognitive competencies is predominantly mentioned, primarily concerning Portuguese and Mathematics, leaving other competencies and abilities, such as cooperation and self-competences of secondary importance.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Práxis Educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEscola em tempo integralpor
dc.subjectPrograma (Novo) Mais Educaçãopor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectAll-day schooleng
dc.subjectProgram (New) More Educationspa
dc.subjectEvaluación del aprendizajespa
dc.subjectEscuela de tiempo completospa
dc.titleO conceito de avaliação da aprendizagem no Programa Novo Mais Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe conception of learning evaluation by the Programa Novo Mais Educaçãoeng
dc.title.alternativeEl concepto de evaluación del aprendizaje en el Programa Novo Mais Educaçãospa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.description.resumoNesta análise focalizamos no conceito de avaliação da aprendizagem no Programa Novo Mais Educação (PNME). Para estabelecer os critérios de análise, recorreu-se ao Quadro de referência de qualidade para escolas em tempo integral, sistematizado pelos pesquisadores alemães Holtappels, Kamski e Schnetzer (2009). Propõe-se responder quais desses critérios de qualidade da escola em tempo integral são também implícitos no conceito de avaliação aplicada no PNME. Para isso foram analisados os documentos oficiais do programa, como também, para fins de comparação, os documentos oficiais da implementação do antigo Programa Mais Educação (PME). Como principal resultado da análise, constata-se que na fase da implementação do PME não foi explicitado a avaliação da aprendizagem dos alunos. No PNME há uma preocupação com a avaliação, mas predomina a avaliação de competências cognitivas, principalmente em Português e Matemática, deixando outras competências e habilidades, como a cooperação e autocompetências, em segundo plano.pt_BR
dc.description.localVitória da Conquista, BApt_BR
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