Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Carmen Lúcia Nunes-
dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.date.accessioned2019-07-11T21:06:07Z-
dc.date.available2019-07-11T21:06:07Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationVIEIRA, C. L. N.; MEZZAROBA, C. La formación del profesorado de Educación Física para la actuación en la educación infantil: del profesor reflexivo e investigador. Infancia, Educación y Aprendizaje (IEYA), Viña del Mar, v. 5, n. 1, p. 18-36, 2019. Disponível em: https://revistas.uv.cl/index.php/IEYA/article/view/1352. Acesso em: 11 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn0719-6202-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11454-
dc.description.abstractHis text aims at reflecting on the formation of the Physical Education teachers who are interested in acting professionally in the Early Childhood Education field. Thus, a dialogue with the conceptions of the reflective-teacher (Schon) and researcher-teacher (Stenhouse) is established. It is possible to assess that Schon and Stenhouse consider the prominence of education professionals, but we caution against overloading them with responsibilities that go beyond their area of performance, mainly the Physical Education teacher who works with Early Childhood Education, when it comes to training or teaching, both the concepts are posed as possibilities for new methodologies, approaching theory and practice. Such understandings can amplify the action of the pedagogical work, for the potentialities and challenges that contemporaneity presents us with.________________________________________________________________________________________________________________________________eng
dc.description.abstractNosso intuito neste texto é refletir sobre a formação do professor de Educação Física, que tem interesse em atuar profissionalmente na Educação Infantil. Para tanto dialogamos com as concepções do professor-reflexivo (Schon) e professor-pesquisador (Stenhouse) na formação de professores. Avaliamos que Schon e Stenhouse consideram o protagonismo dos profissionais da educação, porém alertamos para o cuidado de não sobrecarregá-los com responsabilidades que extrapolem sua atuação. Especificamente ao professor de Educação Física na Educação Infantil, quer na formação ou atuação, ambas as concepções colocam-se como possibilidades para novas metodologias, aproximando teoria e prática. Tais entendimentos podem ampliar a ação do trabalho pedagógico, pelas potencialidades e desafios que a contemporaneidade nos apresenta.por
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidad de Valparaísopt_BR
dc.relation.ispartofInfancia, Educación y Aprendizaje (IEYA)pt_BR
dc.subjectFormación del profesoradopor
dc.subjectEducación físicapor
dc.subjectEducación infantilpor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.titleLa formación del profesorado de Educación Física para la actuación en la educación infantil: del profesor reflexivo e investigadorpt_BR
dc.title.alternativeTraining of Physical Education teachers in early childhood education: about the reflective-teacher and the researchereng
dc.title.alternativeFormação de professores de Educação Física na educação infantil: do professor reflexivo e pesquisadorpor
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoNuestra intención en este artículo es reflexionar sobre la formación del profesorado de Educación Física que actuará en centros de educación infantil. Para eso dialogamos con las concepciones del profesional reflexivo (Schon) y el profesor como investigador (Stenhouse) en la formación del profesorado. Nos damos cuenta que Schon y Stenhouse consideran el protagonismo de los profesionales de la educación, pero llamamos la atención para no sobrecargarlos con demasiadas responsabilidades que extrapolan sus prácticas. Los dos conceptos señalan posibilidades para nuevas metodologías aproximando teoría y prácticas y profundizan la actuación profesional por las potencialidades y desafíos que presenta la contemporaneidad.pt_BR
dc.description.localViña del Mar, Chilept_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormacionProfesoradoEducacion.pdf315,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.