Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.contributor.authorZoboli, Fabio-
dc.date.accessioned2019-07-12T14:49:24Z-
dc.date.available2019-07-12T14:49:24Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationMEZZAROBA, C.; ZOBOLI, F. Revisitando o conceito de biopolítica em Foucault para pensar o corpo na Educação Física. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, SE, v. 11, n. 24, p. 279-296, jan./mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6679. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6679. Acesso em: 12 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2358-1425-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11460-
dc.description.abstractThe objective of this essay is to revisit Michel Foucault’s concept of biopolitics by making brief incursions of this concept with the notions of biopower, discipline, governmentality, and ascesis – also developed by Foucault. In the midst of these theoretical revisions, we bring to the text some questions that revolve around the body in modernity which is related to the field of Physical Education with the intention of anchoring the theory in empirical elements of the daily life of this field. The body is crossed by biopolitics insofar as it undergoes the action of the relations between politics and economy in order to better manage its behavior. Physical Education, as a field of know-how that deals with the knowledge of the most varied sciences to handle its object of study, “the body and the movement”, is immersed in this network of biopolitical devices.________________________________________________________________________________________________________________________________eng
dc.description.abstractEl objetivo de este ensayo es revisitar el concepto de biopolítica de Michel Foucault haciendo breves incursiones de ese concepto con las nociones de biopoder, disciplina, gobernamentalidad y ascesis – también desarrolladas por Foucault. En medio de esas revisitaciones teóricas traemos al texto algunas cuestiones que giran en torno al cuerpo en la modernidad que tiene relaciones con el campo de la Educación Física con la intención de anclar la teoría en elementos empíricos de lo cotidiano de este campo. El cuerpo es atravesado por la biopolítica en la medida en que sufre la acción de las relaciones entre política y economía a fin de mejor gestar su comportamiento. La Educación Física como un campo de saber/hacer que se ocupa del conocimiento de las más variadas ciencias para hacer frente a su objeto de estudio, “el cuerpo y el movimiento”, está sumergida en esta red de dispositivos biopolíticos.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_BR
dc.subjectBiopolíticapor
dc.subjectMichel Foucaultpor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectBiopoliticseng
dc.subjectBodyeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectCuerpospa
dc.subjectEducación físicaspa
dc.titleRevisitando o conceito de biopolítica em Foucault para pensar o corpo na Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeReviewing the concept of biopolitics according to Foucault to think about the body in Physical Educationeng
dc.title.alternativeRevisitando el concepto de biopolítica en Foucault para pensar el cuerpo en la Educación Físicaspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste ensaio é revisitar o conceito de biopolítica de Michel Foucault fazendo breves incursões desse conceito com as noções de biopoder, disciplina, governamentalidade e ascese – também desenvolvidas por Foucault. Em meio a essas revisitações teóricas trazemos ao texto algumas questões que giram em torno do corpo na modernidade que tem relações com o campo da Educação Física com a intenção de ancorarmos a teoria em elementos empíricos do cotidiano deste campo. O corpo é atravessado pela biopolítica na medida em que sofre a ação das relações entre política e economia a fim de melhor gestar seu comportamento. A Educação Física, enquanto um campo de saber/fazer que se ocupa do conhecimento das mais variadas ciências para lidar com seu objeto de estudo, “o corpo e o movimento”, está mergulhada nesta rede de dispositivos biopolíticos.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BiopoliticaFoucaultEducacaoFisica.pdf132,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.