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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11471
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Michelle Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-15T22:35:15Z | - |
dc.date.available | 2019-07-15T22:35:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Michelle Pereira de. Uma leitura histórico-social do abandono em O sino e a rosa, de Alina Paim. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11471 | - |
dc.description.abstract | The practice of child abandonment dates back to ancient times, and for many years children were considered as being inferior to adults since their vulnerability would turn them in one of the main victims of mortality, which in a certain way led many families to a recurrent predisposition to let go of them. Concerning Brazil, child abandonment is one of many other social problems that persevere until nowadays, which contrasts with the title “developing country” (given its economic potential). Considering these aspects, the present research sought to trace a historical and social portrait of abandonment, having as object the text “O sino e a rosa” (1965) by the Brazilian writer Alina Paim. We seek to establish a dialogue between literature and society, starting from the assumption that literature is an instrument of self-consciousness and criticism to man and, in this way, we conceive Art as a mechanism that clarifies our overview on social problems, helping us to reflect, question and position ourselves on this kind of issues. Thus, we understand that the mentioned Mrs. Paim’s text reveals the issue of child abandonment when reporting the pain suffered by the character Catherine – a girl left in a baby hatch and supported by a religious institution. For this understanding, the following authors have served as theoretical contributions: J. Derrida (2014), M. Foucault (1996), F. Engels (1984), O. Ianni (1999), M. Priori (1996), G. Bachelard (1979), among others; besides A. Bosi (1995) and A. Candido (2006) who illuminated the perspective adopted in this work. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | por |
dc.subject | Alina Paim | por |
dc.subject | O sino e a rosa (Romance) | por |
dc.subject | Abandono na literatura | por |
dc.subject | Crianças na literatura | por |
dc.subject | The bell and the rose (Romance) | eng |
dc.subject | Abandonment | eng |
dc.subject | Literature | eng |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Literatura sergipana | por |
dc.title | Uma leitura histórico-social do abandono em O sino e a rosa, de Alina Paim | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Ana Maria Leal | - |
dc.description.resumo | A prática do abandono de menores remonta desde à Antiguidade e durante muitos anos a criança foi considerada como um ser inferior ao adulto, visto que sua vulnerabilidade tornava-a uma das principais vítimas da mortalidade, o que de certo modo levava muitas famílias a uma recorrente predisposição para desapegar-se delas. No que tange ao Brasil, a questão do abandono infantil se configura como uma entre tantas outras problemáticas sociais que resiste até os dias atuais, o que contrasta com o título de país em desenvolvimento (dado seu potencial econômico). Considerando esses aspectos, a presente pesquisa buscou traçar uma leitura histórica e social do abandono, tendo como objeto a obra O sino e a rosa (1965), da escritora brasileira Alina Paim. Procuramos estabelecer um diálogo entre literatura e sociedade, partindo do pressuposto de que a literatura torna-se um instrumento de autoconsciência e criticidade ao homem, e nesse sentido concebemos a arte como um mecanismo que clarea a nossa visão acerca dos problemas sociais, ajudando-nos a refletir, questionar e nos posicionar sobre estes. Assim, compreendemos que a presente Obra de Paim descortina a questão do abandono infantil ao relatar a dor da personagem Catarina, menina deixada na Roda dos Expostos e amparada por uma Instituição Religiosa. Para tal compreensão nos serviram como aportes teóricos os seguintes autores: A. Candido (2006), Marcilio (1998), Aries (1978), J. Derrida (2014), M. Foucault (1996), F. Engels (1984), O. Ianni (1999), M. Priori (1996), G. Bachelard (1979), A. Bosi (1995) entre outros que iluminaram a perspectiva adotada neste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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MICHELLE_PEREIRA_OLIVEIRA.pdf | 911,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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