Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11472
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A variação na realização de /t/ e /d/ na comunidade de práticas da UFS: mobilidade e integração |
Autor(es): | Corrêa, Thaís Regina de Andrade |
Data do documento: | 22-Fev-2019 |
Orientador: | Freitag, Raquel Meister Ko. |
Resumo: | A dinâmica promovida pela expansão da educação superior no Brasil devido a políticas públicas implantadas, que modificaram a forma de ingresso, possibilitou que alunos de diferentes estratos sociais e de diferentes variedades dialetais ingressassem em um curso de graduação. Neste estudo, observamos a variação entre a realização oclusiva versus a realização palatal das consoantes /t/ e /d/ em ambiente regressivo na fala de estudantes da comunidade de práticas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mais avançada ou quase implantada em outras regiões, a variação na realização de /t/ e /d/ é um fenômeno incipiente que vem ganhando espaço na comunidade de fala sergipana. Estudos anteriores de produção (SOUZA NETO, 2008; SOUZA, 2016) e de percepção (FREITAG; SANTOS, 2016; CORRÊA; RIBEIRO, 2018) apontam para a direção da mudança da capital para o interior, neutralidade em relação à variante oclusiva e valoração positiva para a variante palatal. Para identificar a direção e a força da mudança linguística, seguindo a Teoria da Variação e Mudança Linguística (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]; LABOV, 2008[1972]; 1994; 2001), descrevemos a variação na realização de /t/ e /d/ em uma amostra constituída na comunidade de práticas UFS, considerando os efeitos do deslocamento dos estudantes e do tempo de curso e a sua integração. Como método, realizamos a documentação sociolinguística da comunidade com a gravação de 64 entrevistas com estudantes da UFS, estratificados quanto a seus deslocamentos: (i) moradores da grande Aracaju (nascidos e criados); (ii) moradores do interior (nascidos e criados) do estado que se deslocam no movimento pendular para a Universidade; (iii) nascidos e criados no interior, mas que vieram morar na capital por causa da Universidade; (iv) nascidos e criados em outros estados, mas que vieram morar em Aracaju por causa da UFS, sexo/gênero e o tempo de curso (início e fim). Por meio da ficha social, estabelecemos os parâmetros individuais de cada estudante quanto à integração (mobilidade, área do curso, período, vulnerabilidade, onde almoça, ocupação, com quem mora e inserção acadêmica). Foram selecionados 200 contextos de ocorrência do fenômeno (100 do início e 100 do final da entrevista) de cada entrevista, totalizando 12.800 dados, cotejados aos fatores internos e externos. A realização oclusiva equivale a 73% do total, sendo a mais frequente na comunidade de práticas UFS. A realização palatal, variante inovadora na comunidade, está associada ao vozeamento, em posição postônica não final, seguida por glide, em contexto anterior de fricativas alveolares [s, z], seguindo o mesmo padrão de condicionamento encontrado em outros estudos sobre o fenômeno, em outras regiões do Brasil. Quanto aos fatores externos, a variante palatal é mais recorrente na fala de estudantes do final do curso, do sexo/gênero masculino. Na tabulação cruzada entre sexo/gênero e tempo de curso, embora homens e mulheres tenham aumentado a frequência de uso da variante palatal no final do curso, o aumento foi proporcionalmente maior na fala das mulheres. Quanto ao fator geográfico, a variante palatal ocorreu com maior frequência no deslocamento IV, constituído pelos estudantes que vêm de outros estados; na tabulação cruzada entre o deslocamento e o tempo de curso, há aumento no uso da variante palatal nos deslocamentos I, II e IV no final do curso. Tais resultados sinalizam para o efeito da comunidade na dinamização da mudança. O maior tempo de inserção dentro de uma comunidade de práticas permite que o falante apresente maior engajamento e maiores chances de participação em eventos comunicativos, o que se reflete, neste estudo, no incremento da frequência de uso da variante palatal. |
Abstract: | The dynamics promoted by the expansion of higher education in Brazil due to public policies implemented, which modified the way of entry, made it possible for students from different social strata and different dialectal varieties to enter an undergraduate course. In this study, we observed the variation between occlusive versus palatal realization of the consonants / t / and / d / in a regressive environment in the speech of students from the practice community of the Federal University of Sergipe (UFS). More advanced or almost implanted in other regions, the variation in the realization of / t / and / d / is an incipient phenomenon that has been gaining space in the Sergipe speech community. In this paper, we will focus on the evolution of the capital to the interior, neutrality in relation to the occlusive variant, and valuation (FREITAG, SANTOS 2016, CORRÊA, RIBEIRO, 2018) positive for the palatal variant. In order to identify the direction and the force of linguistic change, assuming as theoretical basis the Theory of Variation and Linguistic Change (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]; LABOV, 2008 [1972]; 1994; 2001) aims to describe the variation in the usage of / t / and / d / in a sample constituted in the UFS community of practices, considering the effects of student displacement and course time and their integration. As a method, we performed the sociolinguistic documentation of the community with the recording of 64 interviews with UFS students, stratified as to their displacements: (i) Aracaju residents (born and raised); (ii) residents of the interior (born and raised) of the state who move in the pendular movement to the University; (iii) born and raised in the interior, but who came to live in the capital because of the University; (iv) born and raised in other states, but who came to live in Aracaju because of UFS, sex / gender, and course time (beginning and end). By means of the social card, we establish the individual parameters of each student regarding the integration (mobility, area of the course, period, vulnerability, where lunch, occupation, with whom he lives and academic insertion). We selected 200 contexts of occurrence of the phenomenon (100 from the beginning and 100 from the end of the interview), totaling 12,800 data, compared to internal and external factors. The occlusive realization is equivalent to 73% of the total, being the most frequent in the UFS practice community. Palatal realization, an innovative variant in the community, is associated with voicing, in a non-final postonic position, followed by glide, in the anterior context of alveolar fricatives [s, z], following the same pattern of conditioning found in other studies on the phenomenon, in other regions of Brazil. As for the external factors, the palatal variant is more recurrent in the speech of students at the end of the course, of male gender. In the cross-tabulation between sex / gender and time, although men and women increased the frequency of use of the palatal variant at the end of the course, the increase was higher in women's speech. As for the geographic factor, the palatal variant occurred more frequently in the IV displacement, constituted by students who come from other states; in the cross tabulation between displacement and stroke time, there is an increase of the palatal variant in displacements I, II and IV at the end of the course. These results point to the effect of the community in dynamising change. The longer insertion time within a community of practices allows the speaker to present greater engagement and greater chances of participating in communicative events, which is reflected, in this study, in increasing the frequency of use of the palatal variant. |
Palavras-chave: | Linguística Sociolinguística Mudança linguística Mobilidade Contato dialetal Variação linguística Comunidades de práticas (Linguística) Linguistics Sociolinguistics Linguistic change Variation (Linguistics) Communities of practice Mobility Dialectal contact |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CORREA, Thaís Regina de Andrade. A variação na realização de /t/ e /d/ na comunidade de práticas da UFS: mobilidade e integração. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11472 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THAIS_REGINA_ANDRADE_CORREA.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.