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Tipo de Documento: Monografia
Título: Uso de portais de autoatendimento : o caso DETRAN-SE
Autor(es): Nascimento, Ronise Nunes dos Santos
Data do documento: 8-Abr-2019
Orientador: Sales, Jefferson David Araújo
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso é exibido o resultado de um estudo que objetivou identificar e analisar os elementos que dificultam a aceitação e uso do portal de autoatendimento DETRAN-SE por seus usuários. Para isto, foram usados como referências trabalhos de Rover (2015), Campos et al(2013), Mendes et al (2013) e Catarino e Ferreira (2012). O método utilizado para desenvolver esta pesquisa tem uma abordagem quantitativa e descritiva. O estudo de caso em questão foi realizado a partir de uma revisão teórica e aplicação de um questionário misto do tipo múltipla escolha com perguntas abertas feitas aos usuários do DETRAN/SE. A amostra dos respondentes corresponde a 268 participantesentre 18 e 60 anos aproximadamente. E baseando-se na analise dos dados coletados concluiu-se que os principais fatores que dificultam a aceitação do uso da TI é o quesito usabilidade, devido a sua linguagem pouco simples, dispondo de apenas algumas informações necessárias e sua indisponibilidade temporária que inviabiliza completamente a utilização naquele período. A partir de então, sugere-se ao governo dialogar com os usuários do portal de autoatendimento sintetizar a maior parte das necessidades de melhorias e emprega-las para maior satisfação e destes.
Abstract: This conclusion essay shows the study result that had the goal to identify and analyze the elements that complicate the acceptance and use of the self-service’s portalDETRAN by its users.For this, the works of Rover (2015), Campos et al (2013), Mendes et al (2013) and Catarino e Ferreira (2012) were used as references. The method used to develop this research has a quantitative, descriptive and approach.The case study in question was carried out from a theoretical review and application of a mixed multiple choice questionnaire with open questions to DETRAN/SE users. The sample of respondents corresponds to 268 participants aged between 18 and 60 years or more. Based on the analysis of the collected data, it was concluded that the main factorsthat complicate the acceptance of the use of IT is the usability question, due to its simple language, with only some necessary information and its temporary unavailability that completely during that period. After that, it is suggested to the government to dialogue with the users of the self-service’s portal to summarize the most part of necessities and improvements to use them for greater satisfaction and acceptance.
Palavras-chave: Administração
Ensino de administração
Tecnologia da informação
Usabilidade
E-gov
Portal de autoatendimento
Comportamentos dos usuários
DETRAN (Sergipe, SE)
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::PLANEJAMENTO EM CIENCIA E TECNOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citação: Nascimento, Ronise Nunes dos Santos. Uso de portais de autoatendimento : o caso DETRAN-SE. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11503
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