Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11508
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Dos números naturais aos números racionais : como ocorre essa passagem em livros didáticos |
Autor(es): | Sá, Eloar Barreto Feitoza |
Data do documento: | 5-Out-2017 |
Orientador: | Attie, João Paulo |
Resumo: | Nesta pesquisa, são apresentados os resultados de análises feitas em alguns livros didáticos recomendados pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático), com o objetivo de investigar como ocorre a apresentação do conjunto dos números racionais e se, em tais livros, constam formas de superação daquilo que consideramos ser um dos obstáculos para a compreensão do tema: a transição entre um ambiente de conjuntos discretos para um conjunto denso. Procurando articular aspectos envolvidos com o ensino-aprendizagem dos números racionais, averiguamos, além de documentos do Ministério da Educação, textos relacionados à essa transição. Dentre estes, nos fundamentamos em três categorias principais: a dualidade discreto/contínuo, como fundamental à compreensão da noção de números em seu sentido completo, em Brolezzi (1996), os aspectos históricos presentes na origem dos números, em Caraça (1951) e trabalhos relacionadas às dificuldades de estudantes com os números racionais, como em Gonçalves (2014), Oliveira (2016) e Pereira e Zúñiga (2015). Nossa conclusão, depois das análises, é a de que os livros didáticos apresentam equívocos, não apenas quanto à falta da noção de densidade na caracterização desse conjunto numérico, mas também na própria representação dos elementos do conjunto. |
Abstract: | In this research, the results of analyzes made in some textbooks recommended by National Textbook Plan (Plano Nacional do Livro Didático-PNLD) are presented, with the purpose of investigating how the presentation of the set presents rational numbers and if, in such books, there are ways of overcoming what we consider be one of the obstacles to understanding the theme, the transition from an environment of discrete sets to a dense set. In order to articulate aspects involved with the teaching-learning of rational numbers, we have ascertained, besides documents of the Ministry of Education, texts related to this transition. In this context, we based in three principal categories, the duality discreet/continuous, as fundamental to the comprehension of the notion of numbers in their complete sense, in Brolezzi (1996), the historical aspects present in the origin of numbers, in Caraça (1951) and works related to the difficulties of students with rational numbers, as in Gonçalves 2014), Oliveira (2016) and Pereira and Zúñiga (2015). Our conclusion, after the analysis, is that textbooks present misunderstandings, not only regarding the lack of the notion of density in the characterization of this numerical set, but also in the representation of the elements of the set. |
Palavras-chave: | Matemática Ensino de matemática Livro didático Números racionais Teaching of mathematics Didactic book Rational numbers |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA::ANALISE NUMERICA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DMA - Departamento de Matemática – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Sá, Eloar Barreto Feitoza. Dos números naturais aos números racionais : como ocorre essa passagem em livros didáticos. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (graduação em Matemática) – Curso de Licenciatura em Matemática, Departamento de Matemática, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11508 |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eloar_Barreto_Feitoza_Sa.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.