Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Alana Alves-
dc.date.accessioned2019-07-18T13:51:28Z-
dc.date.available2019-07-18T13:51:28Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationSouza, Alana Alves. A relação entre planejamento estratégico e inovação em micro e pequenas empresas : um estudo em empresas de alimentação de Aracaju-SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11513-
dc.description.abstractThe present research aims to identify whether the micro and small enterprises (MPEs) of the food sector in Aracaju-SE that do strategic planning are usually more likely to innovate than those that do not. Regarding the characterization, the work is descriptive, of a qualitative and quantitative nature, and the method is the study of multiple cases. In the data collection, a semi-structured questionnaire was applied together with an interview. Among the results, it is evident the presence of formal strategic planning in almost all MPEs researched. However, it was possible to verify that the tools they use are very simple. However, it is important to identify the presence of innovation in most organizations, and there is a relationship between strategic planning and innovation in the present cases.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino de administraçãopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectMicros e pequenas empresaspor
dc.subjectSetor alimentaçãopor
dc.subjectMPEspor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectStrategic planningeng
dc.subjectMicro and Small Businesseng
dc.subjectFood sectoreng
dc.titleA relação entre planejamento estratégico e inovação em micro e pequenas empresas : um estudo em empresas de alimentação de Aracaju-SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Penteado, José Pedro Pedroso-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo identificar se as micro e pequenas empresas (MPEs) do setor de alimentação em Aracaju-SE que fazem planejamento estratégico habitualmente são mais propensas a inovar do que aquelas que não fazem. Quanto à caracterização, o trabalho é descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa, e o método é o estudo de casos múltiplos. Na coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado juntamente com uma entrevista. Dentre os resultados, evidencia-se a presença de planejamento estratégico formal em quase todas MPEs pesquisadas. No entanto, foi possível verificar que as ferramentas que elas utilizam são muito simples. Destaca-se, contudo, a identificação da presença de inovação na maioria das organizações, e percebe-se há relação entre o planejamento estratégico e inovação diante dos presentes casos.pt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alana_Alves_Souza.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.