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dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.contributor.authorPich, Santiago-
dc.date.accessioned2019-07-19T21:08:14Z-
dc.date.available2019-07-19T21:08:14Z-
dc.date.issued2018-09-
dc.identifier.citationMEZZAROBA, C.; PICH, S. O conceito de experiência em Benjamin : considerações analisando as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de Educação Básica e de professores de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 3, p. 690-700, jul./set. 2018. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.50554. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/50554. Acesso em: 19 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1980-6183-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11527-
dc.description.abstractThe text includes a theoretical-conceptual discussion about the concept of experience in Walter Benjamin and an analysis of Brazilian documents that deal with teachers' education – the National Curriculum Guidelines for the training of Basic Education teachers and also the National Curricular Guidelines for the formation of Physical Education (PE) teachers – which were searched seeking to analyze/reveal how they point to the perspective of thinking about vocational training based on the experience with knowledge/know-how in the field of PE. In this field there is an emphasis on the technical and practical dimensions of these professionals' training, understood as competences to be developed, based on a technical rationality.________________________________________________________________________________________________________________________________eng
dc.description.abstractEl texto comprende una discusión teórico-conceptual en torno al concepto de experiencia en Walter Benjamin y un análisis documental de documentos brasileños que se ocupan de la formación de profesores – las Directrices Curriculares Nacionales para la formación de profesores de Educación Básica y también las Directrices Curriculares Nacionales para la formación de profesores de Educación Física (EF) – los cuales fueron inventariados buscando analizar/ desvelar cómo esos mismos documentos apuntan la perspectiva de pensar la formación profesional a partir de la experiencia con los saberes/haceres del campo de la EF, en que se observa un énfasis en las dimensiones técnica y práctica en la formación de estos profesionales, entendida como competencias a ser desarrolladas, pautada en una racionalidad técnica.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiáspt_BR
dc.relation.ispartofPensar a Práticapt_BR
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectWalter Benjaminpor
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfessores de educação físicapor
dc.subjectExperienceeng
dc.subjectNational curriculum guidelineseng
dc.subjectTeachers' trainingeng
dc.subjectPhysical education teacherseng
dc.subjectExperienciaspa
dc.subjectDirectrices curriculares nacionalesspa
dc.subjectFormación de profesoresspa
dc.subjectProfesores de educación físicaspa
dc.titleO conceito de experiência em Benjamin : considerações analisando as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de Educação Básica e de professores de Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeThe concept of experience in Benjamin : considerations when analyzing the national curriculum guidelines for the training of basic education and physical education teacherseng
dc.title.alternativeEl concepto de experiencia en Benjamin : consideraciones analisando las directrices curriculares nacionales para la formación de profesores de educación básica y de profesores de educación físicaspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoO texto compreende uma discussão teórico-conceitual em torno do conceito de experiência em Walter Benjamin e uma análise documental de documentos brasileiros que se ocupam da formação de professores – as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de Educação Básica e também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores de Educação Física (EF). Esses documentos foram inventariados procurando-se analisar/desvelar como eles abordam a perspectiva de se pensar a formação profissional a partir da experiência com os saberes/fazeres do campo da EF, em que se observa uma ênfase nas dimensões técnica e prática na formação desses profissionais, entendida como competências a serem desenvolvidas e pautada numa racionalidade técnica.pt_BR
dc.description.localGoiâniapt_BR
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