Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11530
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorVieira, Camila Andrade Chagas-
dc.date.accessioned2019-07-19T22:45:02Z-
dc.date.available2019-07-19T22:45:02Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationVIEIRA, Camila Andrade Chagas. Entre cenários...crianças : as emoções como experiência estético-formativa para a aquisição da língua inglesa. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11530-
dc.description.abstractThe sociocultural experiences of children have aesthetic, playful and formative emotional expression. In contemporary times, socialization occurs through a complex network of social interactions that is mutually demarcated by a diversity of processes, products and cultural and multimedia artifacts, not restricted to the customs of a community, family origin, or even reduced to the school and its agents. The daily contact of Brazilian children, with different codes and linguistic symbols of other languages, challenges the teachers about the acquisition of second language. The teaching of English for children has obtained exponential growth of interest in Brazil and, at the same time, reduced methodological innovation, so that the teaching of the English language in the first years of life occurs almost always by the replication and adaptation of principles, strategies, methods and techniques developed for adults, in view of the social requirements of foreign language teaching for children. The effects of emotions as aesthetic, playful and formative experience for the acquisition of English Language by pre-school children is the object of this research. The field of study of this research is interdisciplinary: it encompasses Didactics, Psycholinguistics, Childhood Sociology and Anthropology of emotions as theoretical-methodological supports. The instruments of information collection were active participant observation (APO), field diary and novel-formation, followed by ethnographic writing. Twelve children aged four to five years participated in this study, for approximately two academic semesters. The results show that the emotions experienced by children in contexts of didactic mediation influence the acquisition of the English Language. We highlight three effects of emotions on the acquisition of the English Language by children: (a) the dispositional effect catalyzing the learning of English; (b) Affective sociocognitive effect on the use of language (c) restrictive effect of refusal to develop communication skills in English language.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectMétodo de Ensinopor
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectEmotionseng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectTeaching methodeng
dc.titleEntre cenários...crianças : as emoções como experiência estético-formativa para a aquisição da língua inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Antonio Vital Menezes de-
dc.description.resumoAs experiências socioculturais de crianças possuem expressão emocional estética, lúdica e formativa. Na contemporaneidade, a socialização ocorre por complexa rede de interações sociais mutuamente demarcada por diversidade de processos, produtos e artefatos culturais e multimidiáticos, não restritos aos costumes de uma comunidade, origem familiar, ou ainda, reduzido à escola e seus agentes. O contato diário de crianças brasileiras, com diferentes códigos e símbolos linguísticos de outros idiomas, desafia o professorado quanto à aquisição de segunda língua. O ensino de inglês para crianças tem obtido exponencial crescimento de interesse no Brasil e, ao mesmo tempo, reduzida inovação metodológica, de modo que, o ensino da língua inglesa nos primeiros anos de vida ocorre, quase sempre, pela replicação e adequação de princípios, estratégias, métodos e técnicas, desenvolvidas para adultos, em face às exigências sociais do ensino de língua estrangeira para crianças. Os efeitos das emoções como experiência estética, lúdica e formativa para a aquisição da Língua Inglesa por crianças da pré-escola é o objeto dessa pesquisa. O campo de estudo dessa pesquisa é interdisciplinar: engloba a Didática, a Psicolinguística, a Sociologia da infância e a Antropologia das emoções como suportes teórico-metodológicos. Os instrumentos de coleta de informações foram a observação participante ativa (OPA), o diário de campo e o romance-formação, seguidos pela escrita etnográfica. Participaram desse estudo doze crianças com idades entre quatro e cinco anos, por aproximadamente dois semestres letivos. Os resultados encontrados explicitam que as emoções vivenciadas pelas crianças nos contextos de mediação didática exercem influências na aquisição da Língua Inglesa. Destacam-se três efeitos das emoções sobre a aquisição da Língua Inglesa por crianças: (a) efeito disposicional catalisador à aprendizagem do inglês; (b) efeito acionalista sociocognitivo ao uso da língua (c) efeito restritivo de recusa ao desenvolvimento de habilidades de comunicação em idioma Inglês.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAMILA_ANDRADE_CHAGAS_VIEIRA.pdf954,92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.