Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Silvan Menezes dos-
dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.contributor.authorSouza, Doralice Lange de-
dc.date.accessioned2019-07-22T20:45:15Z-
dc.date.available2019-07-22T20:45:15Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.citationSANTOS, S. M. dos; MEZZAROBA, C.; SOUZA, D. L. de. Jornalismo esportivo e infotenimento: a (possível) sobreposição do entretenimento à informação no conteúdo jornalístico do esporte. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 21, n. 2, p. 93-106, mai./ago. 2017. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5034. Acesso em: 22 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2178-5945-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11534-
dc.description.abstractThe sports journalism is one of the main technical forms of communicative mediation of sports culture in society. In this sense, the objective of this work was to systematize characteristics of sports journalism in the context of consolidating it in the format of infotainment. For this, we developed a exploratory and descriptive study in the form of an essay. We characterize four journalistic strategies mobilized by the media to report the sport, they are: the media-sports framework; the global-local dialectic; the media-sports agenda-setting; and the construction of sporting heroes. In general, the news of sports journalism tends to be directed to the interest of the public, basically to the entertainment, being configured in the predominant format of the contemporary journalism, infotainment, model that treats the information like merchandise. In the end, we consider that journalism could broaden its repertoire of guidelines in the approach to sports phenomena, treating it in its entirety, respecting ethical and moral principles of information as a public good.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.relation.ispartofCorpoconsciênciapt_BR
dc.subjectEsportepor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectJornalismo esportivopor
dc.subjectSportseng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectSports journalismeng
dc.titleJornalismo esportivo e infotenimento: a (possível) sobreposição do entretenimento à informação no conteúdo jornalístico do esportept_BR
dc.title.alternativeSports journalism and infotainment: the (possible) overlay of the entertainment to information in the journalistic content of the sporteng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoO jornalismo esportivo é uma das principais formas técnicas de mediação comunicativa da cultura esportiva na sociedade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi sistematizar características do jornalismo esportivo no contexto de consolidação do mesmo no formato de infotenimento. Para isto, desenvolvemos um estudo exploratório e descritivo em formato de ensaio. Caracterizamos quatro estratégias jornalísticas mobilizadas pela mídia para noticiar o esporte, são elas: o enquadramento midiático-esportivo; a dialética global-local; o agendamento midiático-esportivo; e a construção dos heróis esportivos. As notícias do jornalismo esportivo tendem a ser direcionadas ao interesse do público, basicamente ao entretenimento, configurando-se no formato predominante do jornalismo contemporâneo, o infotenimento, modelo que trata a informação como mercadoria. Consideramos que o jornalismo poderia ampliar o seu repertório de pautas na abordagem do fenômeno esportivo, tratando-o em sua inteireza, respeitando princípios éticos e morais da informação como um bem público.pt_BR
dc.description.localCuiabápt_BR
Appears in Collections:DEF - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JornalismoEsportivoInfotenimento.pdf456,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.