Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.date.accessioned2019-07-24T19:57:53Z-
dc.date.available2019-07-24T19:57:53Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.citationMEZZAROBA, C. O impulso lúdico, a experiência estética e a cultura midiática esportiva: esboçando aproximações e possibilidades. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 53-75, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/507. Acesso em: 24 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2358-1239-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11550-
dc.description.abstractThis essay aims at reflecting and analyzing possibilities of aesthetic experience via sports media culture, looking at sports as a form of entertainment, considering them a marketing product and taking them in consideration in their spectacularized format, thinking about them as founders of some ludic impulse that provokes and affects the subjects, who are their viewers – in person or technologically – through their aesthetic dimension, considering their form, beauty and sublime power. The reflections are located in the field of Philosophy, Education and Physical Education (PE) and can help identify potencies to an aesthetic education around sports for those who work with PE and for those who care about public education and education for leisure.________________________________________________________________________________________________________________________________eng
dc.description.abstractEl ensayo pretende reflexionar y analizar las posibilidades de la experiencia estética a través de la cultura mediática deportiva, con el deporte tomado como entretenimiento, como produto mercadológico y en su formato espectacularizado, pensándolo como algo que se constituye de algún impulso lúdico que provoca y afecta a los sujetos espectadores (presencialmente o incluso tecnológicamente) por su dimensión estética, teniendo en cuenta su forma, belleza y poder sublime. Las reflexiones se encuentran en el campo de la filosofía, de la educación y de la Educación Física (EF) y pueden ayudar a identificar potencias para una educación estética en el deporte, sea para aquellos que trabajan en la EF, así como aquellos que se preocupan con la formación de público y con la educación para el ocio.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos do Lazerpt_BR
dc.subjectExperiência estéticapor
dc.subjectCultura midiática esportivapor
dc.subjectImpulso lúdicopor
dc.subjectAesthetic experienceeng
dc.subjectSports media cultureeng
dc.subjectLudic impulseeng
dc.subjectExperiencia estéticaspa
dc.subjectCultura mediática deportivaspa
dc.titleO impulso lúdico, a experiência estética e a cultura midiática esportiva: esboçando aproximações e possibilidadespt_BR
dc.title.alternativeThe ludic impulse, the aesthetic beauty experience and the sports media culture: outlining approaches and possibilitieseng
dc.title.alternativeEl impulso lúdico, la experiencia estética y la cultura mediática deportiva: esbozando aproximaciones y posibilidadesspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseDireitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/about/submissionspt_BR
dc.description.resumoO ensaio procura refletir e analisar possibilidades de experiência estética via cultura midiática esportiva, com o esporte tomado como entretenimento, enquanto produto mercadológico e em seu formato espetacularizado, pensando-o como algo constituidor de algum impulso lúdico que provoca e afeta os sujeitos espectadores (presencialmente ou mesmo tecnologicamente) pela sua dimensão estética, considerando sua forma, beleza e poder sublime. As reflexões situam-se no campo da Filosofia, da Educação e da Educação Física (EF) e podem permitir identificar potências para uma educação estética em torno do esporte, seja para aqueles que atuam na EF como também àqueles que se preocupam com formação de público e com educação para o lazer.pt_BR
dc.description.localBelo Horizontept_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImpulsoLudicoCulturaEsportiva.pdf413,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.