Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.date.accessioned2019-07-25T20:32:08Z-
dc.date.available2019-07-25T20:32:08Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationMEZZAROBA, C. Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, SE, v. 8, n. 17, p. 191-208, set./dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4523. Acesso em: 25 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2358-1425-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11558-
dc.description.abstractThe reflections which are presented in this theoretical essay have as a background the relationship between teacher training, stressed with the media practices and educational mediation. The expected exercise is to continue – stressing and balancing positions – to the very current discussion of technology in education. It will be seen in this dialogue, that there are authors, international and brazilian, who demonstrate certain optimistic determinism about the use of technology in education, while others warn and question the risks of these discourses and practices when there is no reflection and thorough questioning. The discussion begins with an overview of culture and education in the contemporary world; afterwards, there is a discussion about cultural mediation and media education. Finally, the debate is dedicated to the theme of teacher training, in particular regarding the challenges faced by professionals dealing with education in this universe of media practices.________________________________________________________________________________________________________________________________eng
dc.description.abstractLas reflexiones presentes en este ensayo teórico tienen como telón de fondo las relaciones entre la formación del profesorado, tensada con las prácticas mediáticas y las mediaciones educativas. El ejercicio que se pretende es de continuar – tensionando y equilibrando posicionamentos – el debate muy actual de las tecnologías en la educación. Veremos en este diálogo, que hay autores, internacionales y brasileños, que demuestran cierto determinismo optimista acerca de los usos tecnológicos en la educación, mientras que otros advierten y cuestionan los riesgos de estos discursos y prácticas cuando no hay reflexión y problematización en profundidad. La discusión comienza con una visión general de la cultura y la educación en el mundo contemporáneo; después, se discute la mediación cultural y los medios-educación; por último, el debate termina dedicado al tema de la formación de los docentes, en particular, los retos planteados a los profesionales de la educación en este universo de las prácticas mediáticas.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPráticas midiáticaspor
dc.subjectMediações educativaspor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectMedia practiceseng
dc.subjectEducational mediationeng
dc.subjectFormación del profesoradospa
dc.subjectPrácticas mediáticasspa
dc.subjectMediaciones educativasspa
dc.titleReflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativaspt_BR
dc.title.alternativeReflections on teacher training, media practices and educational mediationeng
dc.title.alternativeReflexiones sobre la formación del profesorado, prácticas mediáticas y mediaciones educativasspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoAs reflexões presentes neste ensaio teórico têm como cenário as relações entre a formação de professores, tensionada com as práticas midiáticas e as mediações educativas. O exercício pretendido é dar continuidade – tensionando e equilibrando posicionamentos – à discussão bastante atual das tecnologias na educação. Veremos, neste diálogo, que há autores, internacionais e brasileiros, que demonstram certo determinismo otimista em relação aos usos tecnológicos na educação, enquanto outros alertam e questionam quanto aos riscos desses discursos e práticas quando não há reflexão e problematização aprofundada. A discussão inicia-se com um panorama sobre a cultura e a educação no mundo contemporâneo; na sequência, aborda-se a mediação cultural e a mídia-educação; por fim, o debate se encerra dedicando-se à temática da formação de professores, em especial, aos desafios colocados aos profissionais da educação nesse universo das práticas midiáticas.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexoesFormacaoProfessoresMediacoes.pdf492,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.