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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11561
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Cícero Gonçalves dos | - |
dc.contributor.author | Nunes, Maria Augusta Silveira Netto | - |
dc.contributor.author | Santos Júnior, José Humberto dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T23:46:56Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25T23:46:56Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, C. G. dos S.; NUNES, M. A. S. N.; SANTOS JÚNIOR, J. H. dos. Introdução ao scratch - parte 2. São Cristóvão, SE: UFS; Porto Alegre: SBC, 2019. 48 p. (Almanaque para popularização de ciência da computação. Série 7, Pensamento Computacional ; v. 3). Disponível em: http://almanaquesdacomputacao.com.br/gutanunes/publications/serie7/S7V3small.pdf. Acesso em: 25 jul. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7669-467-0 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11561 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Computação – SBC | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Almanaque para popularização de ciência da computação. Série 7, Pensamento Computacional | pt_BR |
dc.subject | Computação | por |
dc.subject | Linguagem de programação (Computadores) | por |
dc.title | Introdução ao scratch : parte 2 (v. 3) | pt_BR |
dc.type | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa cartilha foi desenvolvida durante o projeto de Bolsa de Produtividade CNPq–DTII n°306576/2016-3, coordenado pela profª. Maria Augusta S. N. Nunes, em desenvolvimento no Departamento de Computação (DCOMP)/Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PROCC) – UFS. É também vinculado a projetos de extensão, Iniciação Científica e Tecnológica para popularização de Ciência da Computação em Sergipe apoiado pela PROEX, COPES e CINTTEC/UFS. O público alvo das cartilhas são crianças e jovens do ensino fundamental e médio. O objetivo é fomentar ao público sergipano e nacional o interesse pelo desenvolvimento do Pensamento Computacional e consequentemente a área de Ciência da Computação. Essa cartilha aborda como, ao usar o Pensamento Computacional, conseguimos introduzir aos alunos aspectos e fundamentos da Ciência da Computação. Mostramos e abordamos problemas do cotidiano e como eles podem ser incluídos enquanto prática pedagógica, de forma interdisciplinar nas escolas. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Série 7 - Pensamento Computacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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IntroducaoScratch-pt2.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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