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dc.contributor.authorMoura, Izaque da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-26T12:59:46Z-
dc.date.available2019-07-26T12:59:46Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.identifier.citationMoura, Izaque da Silva. Práticas de responsabilidade socioambiental : caso do setor supermercadista da Barra dos Coqueiros/SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11567-
dc.description.abstractAt present, the socio-environmental responsibility movement has promoted numerous debates in society about the role of individuals, companies and institutions in promoting effective practices to reduce negative environmental impacts. The objective of the study was to analyze the socioenvironmental responsibility practices developed by microentrepreneurs in the supermarket sector of Barra dos Coqueiros (SE). In the bibliographic review, the main environmental events, the concept and the importance of environmental management were discussed. The main focus of this study was the social and environmental responsibility. Its concept was presented and the importance of the practices, their benefits and difficulties in implementing it in the different companies, and in a more specific way how the socio-environmental actions in the Supermarket sector are developed. The profile of managers, company characteristics, degree of knowledge of socio-environmental actions, socio-environmental responsibility practices adopted by the company, benefits of socio-environmental actions and difficulty faced by the company with socio-environmental practices were analyzed. The methodology applied to this research is exploratory and descriptive, with a qualitative approach, with primary data collection obtained from field research, and secondary data from information materials, books, magazines and the internet. The results show that the level of managers' knowledge about social and environmental actions was very low, revealing many misunderstandings about the subject; The socio-environmental practices adopted that obtained a higher rate of recurrence were the use of low-energy bulbs (100%), the attention given to the controls of energy consumption (90%) and water consumption (85%) and use of recycled material (55%), mainly bags and packaging for customers' merchandise.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino de administraçãopor
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpor
dc.subjectSupermercadospor
dc.subjectPráticas socioambientaispor
dc.subjectGestão ambientalpor
dc.subjectBarra dos Coqueiros (SE)por
dc.subjectSocio-environmental responsibilityeng
dc.subjectSupermarketseng
dc.subjectSocio-environmental practiceseng
dc.subjectEnvironmental managementeng
dc.titlePráticas de responsabilidade socioambiental : caso do setor supermercadista da Barra dos Coqueiros/SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Alcione Fonseca-
dc.description.resumoNa atualidade, o movimento da responsabilidade socioambiental tem promovido inúmeros debates na sociedade sobre qual o papel dos indivíduos, das empresas e instituições na promoção de práticas efetivas para diminuir os impactos ambientais negativos. O objetivo do estudo foi analisar as práticas de responsabilidades socioambientais desenvolvidas pelos microempresários do setor supermercadista de Barra dos Coqueiros (SE). Na revisão bibliográfica foi abordado os principais acontecimentos ambientais, o conceito e a importância da gestão ambiental, quanto ao foco principal deste estudo a responsabilidade socioambiental, foi apresentado seu conceito e a importância das práticas, seus benefícios e a dificuldades em implementa-la nas diversas empresas, e de modo mais específicos como são desenvolvida as ações socioambientais no setor Supermercadista. Foi analisado nesta pesquisa o perfil dos gestores, características das empresas, grau de conhecimento das ações socioambientais, práticas de responsabilidades socioambientais adotadas pela empresa, benefícios das ações socioambientais e dificuldade enfrentada pela empresa com as praticas socioambientais. A metodologia aplicada a esta pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, de abordagem quali-quanti, com coletas de dados primários, obtidos em pesquisa de campo, e secundários, provenientes de materiais informativos, livros, revistas e internet. Os resultados mostram que o grau do conhecimento dos gestores a respeito das ações socioambientais, foi muito baixo, revelando muitas incompreensões sobre o tema; Sobre as práticas socioambientais adotadas que obtiveram um índice maior de recorrência foram a utilização de lâmpadas de baixo consumo (100%), a atenção dada aos controles do consumo de energia (90%) e o de consumo de água (85%) e a utilização de material reciclado (55%), principalmente bolsas e embalagens para mercadorias dos clientes.pt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Lins, Maria Teresa Gomes-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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