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dc.contributor.authorMenezes, Eduardo Carvalho Gomes de-
dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.date.accessioned2019-07-26T20:45:35Z-
dc.date.available2019-07-26T20:45:35Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.citationMENEZES, E. C. G. de; MEZZAROBA, C. Publicidade esportiva e a copa do mundo da FIFA/2014: uma análise das propagandas da cerveja Brahma. Corpus et Scientia, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/view/330>. Acesso em: 26 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1981-6855-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11596-
dc.description.abstractThis study aimed at investigating the advertising discourse on the relationship between the 2014 World Cup and the national identity from three Brahma beer’s ads, which were aired by Rede Globo in 2012, bringing up discussions about the relationship between media, advertising and sports. In this study, we present the way Brahma beer built their speech on the 2014 FIFA World Cup FIFA that will take place in Brazil. Based on the work of Vanoye and Goliot-Lété (1994) we have demonstrated how the advertising discourse goes against the way people think, describing and analyzing these advertising strategies which are present in those ads. We have concluded that advertising uses many symbolic mechanisms in order to associate the conveyed product to a context, supposedly meeting the needs of the population, with speeches in which the implicit intent is to conform certain persons, in this case, the Brazilian people.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) / Universidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.relation.ispartofCorpus et Scientiapt_BR
dc.subjectDiscurso publicitáriopor
dc.subjectIdentidade nacionalpor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectEsportepor
dc.subjectAdvertising discourseeng
dc.subjectNational identityeng
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectSporteng
dc.titlePublicidade esportiva e a copa do mundo da FIFA/2014: uma análise das propagandas da cerveja Brahmapt_BR
dc.title.alternativeSports advertising and the 2014 FIFA World Cup: an analysis of Brahma beer’s adseng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou analisar o discurso publicitário acerca da relação entre a Copa do Mundo de 2014 e a identidade nacional, a partir de três propagandas da Cerveja Brahma, veiculadas pela Rede Globo no ano de 2012, trazendo discussões a respeito das relações entre a mídia, a publicidade e o esporte. Na presente pesquisa, apresentamos a maneira como a cerveja Brahma construiu o seu discurso sobre a Copa do Mundo da FIFA/2014, que ocorrerá em solo brasileiro. Com base na obra de Vanoye e Goliot-Lété (1994), mostramos como o discurso publicitário vai ao encontro do pensamento da população, descrevendo e analisando as estratégias publicitárias presentes nas referidas propagandas. Concluímos com esse estudo que a publicidade utiliza diversos mecanismos simbólicos com o intuito de associar o produto veiculado ao contexto, atendendo supostamente às necessidades da população, com discursos nos quais a intenção implícita é a de conformar determinados sujeitos, nesse caso, o povo brasileiro.pt_BR
dc.description.localRio de Janeiropt_BR
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