Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11598
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAzevedo, Victor Valdez Dantas-
dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.contributor.authorZoboli, Fabio-
dc.date.accessioned2019-07-29T13:39:49Z-
dc.date.available2019-07-29T13:39:49Z-
dc.date.issued2014-06-
dc.identifier.citationAZEVEDO, V. V. D.; MEZZAROBA, C.; ZOBOLI, F. A influência da mídia na construção de ídolos esportivos para os jovens. Revista Kinesis, Santa Maria, RS, v. 32, n. 1, p. 75-94, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546415603. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/15603. Acesso em: 29 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2316-5464-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11598-
dc.description.abstractMedia, as a political agent has the capacity of creating behaviors. In that sense, we felt the need to observe how much young people can be influenced when we think about the relationship to sports idolatry. Thus, this study aims at analyzing the possible mediatic influence in the construction of sporting idols and how these are perceived in the youth universe. In order to achieve that we have selected students of the 1st and 2nd year of high school from a public school Sergipe (Brazil) for this research. From the results, we have been able to realize that, despite being a school where the pedagogical mediation is very important to understand and discuss the matters that involve media, we have been able to verify a strong media symbolic power, incorporating market meanings in the relationship between club-idol-supporter which also impact in the physical matter.________________________________________________________________________________________________________________________________eng
dc.description.abstractLos medios masivos de comunicación como agente público tienen la capacidad de gestar comportamientos. Asumiendo esto, partimos de la necesidad de observar cuan influenciables son los jóvenes en relación a la idolatría deportiva. En este sentido, el objetivo de este estudio fue analizar la posible influencia de los medios de comunicación en la construcción de los ídolos del deporte y cómo se percibe en el mundo de los jóvenes. Para la investigación fueron seleccionados alumnos de primero y segundos años de la enseñanza media de una escuela pública federal de Sergipe, Brasil. A partir de los resultados obtenidos verificamos un fuerte poder simbólico mediático, incorporando significados mercadológicos en la relación club–ídolo–hincha que impactan también en la cuestión corporal.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCentro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.relation.ispartofRevista Kinesispt_BR
dc.subjectMídiapor
dc.subjectÍdolos esportivospor
dc.subjectEspetacularização esportivapor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectMediaeng
dc.subjectSports idolseng
dc.subjectSporting spectacleeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectMedios masivos de comunicaciónspa
dc.subjectÍdolos deportivosspa
dc.subjectEspectacularización deportivaspa
dc.subjectJóvenesspa
dc.titleA influência da mídia na construção de ídolos esportivos para os jovenspt_BR
dc.title.alternativeThe influence of media in the construction of sports idols for youtheng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.description.resumoA mídia enquanto agente político tem a capacidade de gestar comportamentos, pensando assim partimos da necessidade de observar o quão influenciáveis são os jovens quando pensamos em relação à idolatria esportiva. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a possível influência midiática na construção de ídolos esportivos e como são percebidos no universo dos jovens. Para tal foram selecionados para a pesquisa alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública federal de Sergipe. A partir dos resultados obtidos, percebemos que, mesmo se tratando de um colégio onde a mediação pedagógica é muito importante para entender e discutir as questões que envolvem a mídia, verificamos um forte poder simbólico midiático, incorporando significados mercadológicos na relação clube-ídolo-torcedor que impactam também na questão corporal.pt_BR
dc.description.localSanta Maria, RSpt_BR
Aparece en las colecciones: DEF - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ConstrucaoIdolosEsportivosJovens.pdf782,32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.