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dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.contributor.authorZoboli, Fabio-
dc.date.accessioned2019-07-30T21:34:26Z-
dc.date.available2019-07-30T21:34:26Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.citationMEZZAROBA, C.; ZOBOLI, F. Teoria e prática na Educação Física escolar: das tensões históricas às possibilidades de superação. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 903-922, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19248. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/19248. Acesso em: 30 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1980-6183-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11602-
dc.description.abstractThis paper is about the problem of theory and practice in Physical Education (PE) classes. In this historical conflict, this text aims to search possibilities of overcoming this question. To do it so, it was made a bibliographical study in order to establish the tensions that govern this relationship in PE, to bring then theoretical benefits that can point the supplanting of this binary. It was concluded that the opposition between theory and practice have had many advances in these three recent decades in the field of PE, but it is still lacking that this progress comes with the same force in the school. What has been prevailing is a historic conservatism, sometimes relieved by local projects and very successful.________________________________________________________________________________________________________________________________eng
dc.description.abstractEl presente ensayo aborda la problemática de la teoría y la práctica en el ámbito de la Educación Física (EF) escolar. Al abordar ese litígio histórico el ensayo tiene como objetivo ver posibilidades de su superación. Fue realizado un estudio bibliográfico con el fin de establecer las tensiones que condicionan esa relación en la EF y poder tener concepciones teóricas que ayuden a superar esa oposición. En la investigación se llega a la conclusión de que la superación de la oposición entre teoría y práctica tuvo avances desde el punto de vista científico en estas tres últimas décadas en el campo de la EF, pero todavia falta que ese avance tenga la misma fuerza en la educación escolar. Lo que predomina es un conservadorismo histórico, que algunos momentos es cuestionado por proyectos bien localizados e con un buen suceso.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiáspt_BR
dc.relation.ispartofPensar a Práticapt_BR
dc.subjectEducação física e treinamentopor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPhysical education and trainingeng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectEducación y entrenamiento físicospa
dc.subjectConocimientospa
dc.subjectCulturaspa
dc.titleTeoria e prática na Educação Física escolar: das tensões históricas às possibilidades de superaçãopt_BR
dc.title.alternativeTheoryand practice in school physical education: from the historical tensions to the opportunity to overcomingeng
dc.title.alternativeTeoría y práctica en la educación física escolar: de las tensiones históricas a las posibilidades de superaciónspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoO presente ensaio trata da problemática da teoria e da prática no âmbito da Educação Física (EF) escolar. Ao versar sobre este litígio histórico, o texto tem como objetivo vislumbrar possibilidades de superação da mesma. Para tanto, foi feito um estudo bibliográfico a fim de estabelecermos as tensões que pautam tal relação na EF para posteriormente trazermos subsídios teóricos que apontem o suplantar de tal binário. Concluiuse que a oposição entre teoria e prática teve muitos avanços em termos acadêmicos nessas três últimas décadas no campo da EF, mas ainda falta que esse avanço chegue com a mesma força no âmbito escolar. O que prevalece é um conservadorismo histórico, ora aliviado por projetos bastante localizados e bem sucedidos.pt_BR
dc.description.localGoiâniapt_BR
Appears in Collections:DEF - Artigos de periódicos

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