Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.date.accessioned2019-08-02T18:57:28Z-
dc.date.available2019-08-02T18:57:28Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.citationMEZZAROBA, C. Ampliando o olhar sobre saúde na Educação Física escolar: críticas e possibilidades no diálogo com o tema do meio-ambiente a partir da Saúde Coletiva. Motrivivência, Florianópolis, ano 24, n. 38, p. 231-246, jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n38p231. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2012v24n38p231. Acesso em: 02 ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2175-8042-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11619-
dc.description.abstractThis paper proposes a reflection about the health issues in Physical Education Schoolar (PES), expanding to look at this historical relationship and deserves, in our present time, more in-depth considerations of PE teachers and unicausal exceeding the plan by example, the idea that physical activity leads to health automatically. Approaches to such issues from the grounds of “public health” in an attempt to bring elements of PE with the Social Sciences/Humanities, with some implications for the PES, especially the change of focus/paradigm, leaving the plane pathogenic toward the possibilities with salutogenia.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherLaboMídia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva / Universidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivênciapt_BR
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectFormação profissional na educação físicapor
dc.subjectHealtheng
dc.subjectPhysical education schoolareng
dc.subjectVocational training in physical educationeng
dc.titleAmpliando o olhar sobre saúde na Educação Física escolar: críticas e possibilidades no diálogo com o tema do meio-ambiente a partir da Saúde Coletivapt_BR
dc.title.alternativeExtending the look on health in physical education schoolar: critiques and possibilities in dialogue with the theme of the environment from the public healtheng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.description.resumoEste texto propõe uma reflexão em torno das questões da saúde na Educação Física escolar (EFE), ampliando o olhar para essa relação histórica e que merece, em nosso tempo presente, considerações mais aprofundadas aos professores de EF e que ultrapassem o plano unicausal, por exemplo, a ideia de que a atividade física gera saúde automaticamente. Aborda-se tal problemática a partir do referencial da “saúde coletiva”, numa tentativa de aproximação dos elementos da EF com as Ciências Sociais/Humanas, apresentando algumas implicações para a EFE, principalmente, a mudança de enfoque/ paradigma, saindo do plano patogênico em direção às possibilidades com a salutogenia.pt_BR
dc.description.localFlorianópolispt_BR
Appears in Collections:DEF - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoFisicaSaudeColetiva.pdf697,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.