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Document Type: Monografia
Title: Ações de marketing de relacionamento : um estudo em micro e pequenas empresas do seguimento de produtos naturais
Authors: Lima, Natally Santos
Issue Date: 24-May-2016
Advisor: Ouro Filho, Abimael Magno do
Resumo : O marketing de relacionamento é uma das ferramentas utilizadas pelas empresas como forma de atrair clientes, satisfazê-los e retê-los, a fim de obter sucesso através de um relacionamento em longo prazo. Esta pesquisa teve como objetivo geral verificar a importância dada pelos consumidores em relação às ações de marketing de relacionamento utilizadas pelas micro e pequenas empresas do segmento de produtos naturais. Tendo em vista, o atual cenário mercadológico cada vez mais competitivo, é importante que as micro e pequenas empresas criem estratégias que busquem o diferencial, ações que proporcionem a satisfação e consequentemente a fidelização dos consumidores. Não basta somente, realizar uma compra, é necessário que o consumidor retorne à empresa, e através de um pacote de benefícios mantenha um relacionamento em longo prazo, tornando-se um cliente leal, que sempre escolhe e recomenda seus produtos e serviços e que não opta por um concorrente. A pesquisa foi caracterizada como descritiva e utilizado como método de pesquisa um Survey, sendo os dados obtidos por meio da aplicação de questionários com perguntas fechadas aplicados à amostra selecionada estatisticamente. Através da análise dos resultados obtidos, foi possível compreender a necessidade das empresas em direcionar seu foco para os clientes, tendo como o principal meio estratégico o marketing de relacionamento que busca atrair e reter os clientes em um mercado cada vez mais competitivo, gerando benefícios para ambas às partes.
Abstract: The relationship marketing is one of the tools used by the companies for attract customers, satisfy them and hold them back, to succeed through a long relationship. This research has as objective general check the importance given by consumers in relation the marketing deeds used by micro and small companies in the segment of natural products. Viewing the current scenario marketing increasingly competitive, it is important that micro and small companies to create strategies seek the differential, actions that provide the satisfaction and, conseque y ya y e er . I ’ e ake a p r a e ’ e e ary the consumer comes back the company, through a benefits package, keep a long relationship, becoming a loyal customer that always choose and recommends its products and services and not choose the rival. The search was characterized as descriptive and used as method of search a Survey, the data were obtained by questionnaire with closed questions applied to a sample statistically selected. Through the analysis of results, it was possible to understand the need of companies directs the focus to the customer, having the main relationship marketing strategy to attract and to keep the customer in a increasingly competitive, creating benefits to the both parts
Keywords: Secretariado executivo
Ensino de secretariado executivo
Marketing de relacionamento
Micro e Pequenas Empresas
Produtos naturais
Satisfaction in service
Satisfação do cliente
Marketing of relationship
Micro and Small Enterprises
Natural products
Subject CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citation: Lima, Natally Santos. Ações de marketing de relacionamento : um estudo em micro e pequenas empresas do seguimento de produtos naturais. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11746
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