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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Turma da Mônica em : o processo de aprendizagem da língua portuguesa pela criança surda
Autor(es): Santos, Polyana Lacerda
Data do documento: 28-Fev-2019
Orientador: Souza, Rita de Cácia Santos
Resumo: Esta pesquisa busca analisar o ensino de Língua Portuguesa, na modalidade escrita, na leitura e interpretação textual para surdos por meio do gênero textual das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Utilizamos como base teórica para fundamentação autores, como: Bari; Goldfeld; Quadros; Silva; Souza; Vergueiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, configurada em um estudo de caso. O campo de pesquisa investigado foi uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola, localizada no município de Aracaju/SE, constituída por cinco alunos e uma professora. Os dados analisados foram produzidos com base na observação participante e atividades pedagógicas realizadas em sala de aula uma vez por semana. Foram realizadas também observações das rotinas das aulas e recreios, compiladas no diário de campo, além de registros de imagens por meio de fotografias, entrevistas audiogravadas com a professora e coordenadora pedagógica. A análise dos dados gerados foi realizada mediante os pressupostos da análise de conteúdo (BARDIN). Os dados apontam que os quadrinhos, ao atuarem como ferramenta pedagógica, auxiliam os alunos surdos no ensino de português, permitindo-lhes uma compreensão maior do processo de leitura, escrita e interpretação textual, através da ludicidade e dos aparatos visuais existentes nas histórias, melhorando o desempenho dos alunos e tornando a leitura atrativa e acessível para as crianças.
Abstract: This research has analized the teaching of Portuguese language, in the written modality, in reading and textual interpretation, for the deaf through the textual genre of the comic books of the Monica class. Used as a theoretical grounds authors like Bari; Goldfeld; Quadros; Silva; Souza; Vergueiro. The research was a descriptive qualitative basis, configured in a case study. The field investigated was a class of the 4th year of elementary School, located in Aracaju/SE city, having five students and one teacher. The analyzed data were produced based on participant observation and pedagogic activities performed in the classroom once a week. We also performed observations of the routines of the classes and recreations, compiled in the field diary, in addition to image records through photographs, audiotaped interviews with the teacher and pedagogical coordinator. The analysis of the data generated was performed through the assumptions of the content analysis (BARDIN). The data indicate that the comics when acting as a pedagogical tool, help deaf students in the teaching of Portuguese, allowing them a greater understanding of the process of reading, writing and textual interpretation, through the ludicity and the apparatus Existing visuals in stories, improving student performance and making reading attractive and accessible to children.
Palavras-chave: Educação de surdos
Aprendizagem
Língua portuguesa
Ensino de língua portuguesa
Histórias em quadrinhos
Histórias em quadrinhos na educação
Ensino fundamental
Turma da Mônica
Comic book
Deaf education
Portuguese teaching
Monica’s Gang
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Polyana Lacerda. Turma da Mônica em : o processo de aprendizagem da língua portuguesa pela criança surda. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11817
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