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Document Type: Tese
Title: O inglês como língua dos negócios : o caso da instrução comercial luso-brasileira (1759-1902)
Authors: Teles, Thadeu Vinícius Souza
Issue Date: 25-Feb-2019
Advisor: Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de
Resumo : Esta tese investiga a história do ensino de língua inglesa motivado por razões comerciais, no contexto da formação dos negociantes portugueses e brasileiros, após a transferência da Corte portuguesa para o Brasil, dentro da vertente pedagógica do reformismo pombalino. Assim, o seu marco temporal situa-se no período localizado entre a criação da Aula de Comércio, em 1759, e o fim da atividade do Instituto Comercial do Rio de Janeiro, em 1902. Seu objeto circunscreve-se na relação entre a formação comercial luso-brasileira e o processo de constituição do Inglês como principal língua para fins comerciais, conservada como categoria de análise básica a instrução comercial. Seu objetivo principal, por sua vez, é analisar a configuração do inglês como matéria de ensino na formação comercial, em Portugal e no Brasil. Através do método indiciário, foram agrupados legislação do século XIX, compêndios e jornais do período como fontes na condução da pesquisa. Foi possível concluir que a língua inglesa se beneficiou de sua aplicação cotidiana nos negócios e encontrou na instrução comercial um fator fundamental para sua disseminação em terras lusitanas e brasileiras.
Abstract: This thesis investigates the history of English language teaching motivated by commercial reasons, in the context of the training of Portuguese and Brazilian traders, after the transfer of the Portuguese Court to Brazil, within the pedagogical aspect of Pombaline reformism. Thus, its time frame is located between the creation of the School of Commerce in 1759 and the end of the activity of the Commercial Institute of Rio de Janeiro in 1902. Its object is limited in the relationship between Luso-Brazilian commercial training and the process of constitution of English as main language for commercial purposes, preserved as a category of basic analysis the commercial education. Its main objective, in turn, is to analyze the configuration of English as a subject of teaching in commercial education, in Portugal and in Brazil. Through the evidentiary method, nineteenth-century legislation, compendiums and periodicals were grouped as sources for conducting the research. It was possible to conclude that the English language benefited from its application in everyday business and found in commercial education a fundamental factor for its dissemination in Lusitanian and Brazilian lands.
Keywords: Educação
História da educação
Língua inglesa
Inglês comercial
Negócios
Linguagem e educação
Ensino de línguas
Instrução comercial
Language teaching
English language
Business education
History of education
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: TELES, Thadeu Vinícius Souza. O inglês como língua dos negócios : o caso da instrução comercial luso-brasileira (1759-1902). 2019. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11827
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