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dc.contributor.authorSanta Rosa, Josefa Risomar Oliveira-
dc.date.accessioned2019-08-23T23:33:21Z-
dc.date.available2019-08-23T23:33:21Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.citationSANTA ROSA, Josefa Risomar Oliveira. Formação docente frente às tecnologias digitais da informação e da comunicação: o caso dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11832-
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the research line ‘Education and Communication’ and has as study object the undergraduate courses of Federal University of Sergipe (UFS), São Cristóvão campus, with the purpose to understand how curricular components for the Digital Information and Communication Technologies (DICT) are articulated, in face of the current demands, in the initial teachers’ education formation. In order to achieve the goal on the screen, the following specific objectives were defined: to characterize the digital culture by identifying the digital technology aspects that express new cognitive and socio-emotional demands on people in the contemporary world; to analyze the curricular matrices of undergraduate courses of UFS São Cristóvão that are articulated to the DICT; to discuss what is the DICT place in the initial teachers’ education, based on the analysis of the documents identified in the previous specific objective, and whether they are compatible with an education able of developing digital wisdom in the licensed. In this sense, it is necessary that the education professional has a formation that enables him to face the challenges imposed in his teaching practice in a conscious way of his role as a critical and reflexive mediator about technologies use in education area, avoiding pedagogical ‘fashions’ temptation. Data were collected through documentary research of the subject programs and menus of the presential undergraduate courses of UFS São Cristóvão Campus. It is, therefore, a qualitative research, developed through a bibliographic review from exploratory type and from documentary analysis. The chosen means to locate and obtain the matrices, offer occurrence of the subjects directed to the DICT in the 23 institutions face-to-face licensed degrees courses. The results point to the lack of curricular components in six (06) courses, and from the seventeen (17) courses that present subjects articulated with the DICT, nine (09) are of optative nature. The subject, as it is optional, gives the impression of lack of priority in the whole formation, while it should be seen as an instrument to be used to keep the course proposal updated. It is concluded that the DICT of undergraduate courses of UFS are insufficient for teacher’s formation, which will impact the possibility of future graduates to apply them coherently in their pedagogical practices, given that society has evolved and teaching need to keep up with this evolution.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectSociedade da informaçãopor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectSabedoria digitalpor
dc.subjectSociedade do conhecimentopor
dc.subjectTecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC)por
dc.subjectTeacher’s formationeng
dc.subjectGraduationeng
dc.subjectDigital wisdomeng
dc.subjectKnowledge societyeng
dc.subjectDigital information and communication technologies (DICT)eng
dc.titleFormação docente frente às tecnologias digitais da informação e da comunicação: o caso dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Schneider, Henrique Nou-
dc.description.resumoEsta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Educação e Comunicação” e tem como objeto de estudo os cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão, com o objetivo de identificar como se articulam, frente às demandas atuais da docência, os componentes curriculares voltados para as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, ofertados no referido campus. Para atingir o objetivo em tela, definiu-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar a cultura digital, identificando os aspectos da tecnologia digital que imprimem novas demandas cognitivas e socioemocionais às pessoas na contemporaneidade; analisar os componentes curriculares dos cursos de licenciaturas da UFS Campus São Cristóvão que se articulam às TDIC; e discutir qual o lugar das TDIC na formação inicial de professores, a partir da análise das ementas e dos programa de disciplina dos componentes curriculares, identificados no objetivo específico anterior, e se os mesmos coadunam-se com uma formação capaz de desenvolver, no licenciado, a sabedoria digital. Nesse sentido, faz-se necessário que o profissional de educação tenha uma formação que lhe possibilite enfrentar os desafios impostos na sua práxis docente, de forma consciente do seu papel enquanto mediador crítico reflexivo acerca do uso das tecnologias na área da educação, de forma a evitar a tentação das “modas” pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental dos programas de disciplina e ementas dos cursos de licenciaturas presenciais da UFS Campus São Cristóvão. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de base qualitativa, desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica do tipo exploratório e de análise documental. O meio escolhido para localização e obtenção das matrizes curriculares (ementas e programas de disciplina) foi o site da referida instituição. A princípio, trabalhou-se com a ocorrência da oferta de disciplinas voltadas às TDIC nos vinte e três (23) cursos presenciais de licenciaturas da UFS no campus de São Cristóvão. Os resultados apontam para a constatação da ausência de componentes curriculares em seis (06) cursos, e dos dezessete (17) cursos que apresentam disciplinas articuladas com as TDIC, nove (09) são de natureza optativa. A disciplina, por ser optativa, dá a impressão de ausência de prioridade no conjunto da formação, enquanto deveria ser vista como um instrumento a ser utilizado para manter atualizada a proposta do curso. Conclui-se que as disciplinas voltadas para as TDIC dos cursos de licenciatura da UFS são insuficientes para a formação de professores, os quais impactarão a possibilidade dos futuros licenciados em as aplicarem coerentemente em suas práticas pedagógicas, haja vista que a sociedade evoluiu e o ensino necessita acompanhar essa evolução.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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