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Tipo de Documento: Artigo
Título : Bibliotecário escolar e fake news: evidências da contribuição da biblioteca escolar
Otros títulos : School librarian and fake news: evidence from school library contribution
Autor : Fialho, Janaina Ferreira
Nunes, Martha Suzana Cabral
Fernandes Junior, Paulo Roberto
Gois, Giovana Gabrielli Rocha
Santana, Maria Mirella Borges
Veloso, Raphaela Mota Pereira
Santos, Wictor Alexandre da Silva
Fecha de publicación : 2019
Resumen: As fake news ou notícias falsas têm ganhado repercussão internacional e sua disseminação se dá principalmente pelas redes sociais. Este artigo busca compreender o papel do bibliotecário escolar nesse cenário e tem como objetivo geral conscientizar os alunos do ensino médio sobre a circulação e uso das notícias falsas, bem como estruturar uma ação de capacitação para os mesmos. A pesquisa tem abordagem quanti-qualitativa e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário com perguntas fechadas e uma pergunta aberta ao fim da palestra. A palestra para 45 alunos do ensino médio teve participação direta dos discentes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe e da bibliotecária do colégio particular. Os principais resultados apontaram que a palestra foi bastante esclarecedora para a turma, em diversos aspectos. Demonstrou também que os alunos do ensino médio frequentam pouco a biblioteca do colégio e que a mesma desenvolve alguns projetos importantes de leitura. Os jovens apontaram diversos métodos de avaliação da informação na internet. Sugere-se que a bibliotecária desenvolva projetos em parceria com os professores sobre a prática da pesquisa e de desenvolvimento do letramento informacional dos alunos da educação básica.
Resumen : Fake news or fake news has gained international repercussion and its spread is mainly through social networks. This article seeks to understand the role of the school librarian in this scenario and its general objective is to raise the awareness of high school students about the circulation and use of false news, as well as to structure a training action for them. The research has a quanti-qualitative approach and the instruments of data collection used were a questionnaire with closed questions and an open question at the end of the talk. The lecture for 45 high school students had direct participation of the students of the Library and Information Science course of the Federal University of Sergipe and the librarian of the private college. The main results pointed out that the lecture was quite enlightening for the class, in several aspects. He also showed that high school students rarely attend high school libraries and that they develop some important reading projects. The young people pointed out several methods of evaluating information on the internet. It is suggested that the librarian develop projects in partnership with teachers on the practice of research and development of informational literacy of students in basic education.
Palabras clave : Bibliotecas escolares
Ensino médio
Letramento informacional
Fake news
School library
High school
Information literacy
ISSN : 1809-4775
Es parte de: Biblionline
Idioma : por
Institución / Editorial : Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba
Institución: UFS
Citación : FIALHO, J. F. et al. Bibliotecário escolar e fake news: evidências da contribuição da biblioteca escolar. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 122-135, 2019. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.43786. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/43786. Acesso em: 26 ago. 2019.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11839
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