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dc.contributor.authorAraújo, Laís Gois de-
dc.date.accessioned2019-08-27T22:43:20Z-
dc.date.available2019-08-27T22:43:20Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationARAÚJO, Laís Gois de. A prática educativa da mandiocada nas comunidades quilombolas Tabuleiro dos Negros e Sapé - Alagoas. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11848-
dc.description.abstractThis research aimed to comprehend the transmission process of traditional knowledge through the cultural practice of the Mandiocada in the quilombolas remaining communities of Tabuleiro dos Negros and Sapé, located respectively in the cities of Penedo and Igreja Nova, in the state of Alagoas. We proceeded with the identification of the traditional knowledges that surrounded the quilombolas daily lives; the survey of the educational practices developed by the group in the transmission of these knowledges; and the analysis of the educational processes which are privileged by the subjects in the constitution of a quilombola identity. We identified the traditional knowledges regarding to the origins of the community; the farm production of subsistence derived from cultural practices as the Guerreiro and the Mandiocada; the use of medicinal plants; and religious and political traditional knowledges. We chose to focus our comprehension on the Mandiocada for its symbolic territoriality full of meanings which acess the ancestrality of the group. These knowledges were identified from our insertion in the territories we developed the research, through the reference of documents, observations and notes in the field journal and execution of semi-structured interviews. Our proposal is placed in a sensitive listening bias, from the voices of the communities’ subjects and their daily practices. Our conceptual plot embraces the notion of oral tradition cultures, the concepts of territoriality and ancestrality in afrobrazilian cultures, the subjectivity that crosses the phenomenom of the racism and the concept of decoloniality in the educational processes expressed by diasporical cultures of brazilian oral tradition cultures. The results allow us to identify the Mandiocada in the quilombola communities of Tabuleiro dos Negros (Penedo) and Sapé (Igreja Nova), in the state of Alagoas, as a cultural and pedagogical practice that communicates, through orality, knowledges of an entire ancestrality and african coletivity that builds itself by the bodies and the rituals. These traditional knowledges, belonging to a universalistic and dogmatic world view, may be part of the way to a decolonial and empowering practice of these quilombola groups.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectConhecimentos tradicionaispor
dc.subjectPráticas educativaspor
dc.subjectEducação quilombolapor
dc.subjectColonialidadepor
dc.subjectDecolonialidadepor
dc.subjectTraditional knowledgeeng
dc.subjectEducative practiceseng
dc.subjectQuilombola educationeng
dc.subjectColonialityeng
dc.subjectDecolonialityeng
dc.titleA prática educativa da mandiocada nas comunidades quilombolas Tabuleiro dos Negros e Sapé - Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lucini, Marizete-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou compreender o processo de transmissão dos saberes tradicionais através da prática cultural da Mandiocada nas comunidades remanescentes dos quilombos Tabuleiro dos Negros e Sapé, localizadas, respectivamente, nos municípios de Penedo e Igreja Nova, estado de Alagoas. Procedemos pela identificação dos saberes/conhecimentos tradicionais que circulavam no cotidiano vivido pelos sujeitos quilombolas, pelo mapeamento das práticas educativas desenvolvidas pelo grupo na transmissão dos saberes/conhecimentos tradicionais e análise dos processos educativos privilegiados pelos sujeitos na constituição de uma identidade quilombola. Identificamos saberes/conhecimentos a respeito da origem da comunidade, saberes/conhecimentos relacionados à produção agrícola de subsistência, advindos de práticas culturais como o Guerreiro e a Mandiocada, o uso de plantas medicinais, saberes/conhecimentos religiosos e políticos. Optamos por centrar a nossa análise na prática cultural da Mandiocada, por ser uma territorialidade simbólica repleta de sentidos que acessam a ancestralidade do grupo. Estes saberes/conhecimentos foram identificados a partir de nossa inserção nos territórios em que desenvolvemos a pesquisa, através de consulta a documentos, observações com anotações em diário de campo e realização de entrevistas semiestruturadas. Nossa proposta se constituiu pelo viés de escuta sensível a partir da voz dos sujeitos das comunidades e das suas práticas cotidianas. A trama conceitual que nos sustentou na pesquisa, abarcou a noção de culturas de tradição oral, o conceito de territorialidade e ancestralidade em culturas afro-brasileiras, a subjetividade perpassada pelo fenômeno do racismo e o conceito de decolonialidade nos processos educativos manifestos em culturas diaspóricas de tradição oral no Brasil. Os resultados nos possibilitaram identificar que a Mandiocada praticada nas comunidades quilombolas de Tabuleiro dos Negros e Sapé, municípios de Penedo e Igreja Nova, estado de Alagoas, é uma prática cultural e pedagógica que transmite, através da oralidade, conhecimentos/saberes de uma coletividade ancestral africana que se constrói pelo corpo e na própria vivência. Estes saberes/conhecimentos tradicionais compõem uma visão de mundo não universalizante ou dogmática, constituindo-se como prática decolonial e empoderadora do grupo quilombola.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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